Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul (MERGS) é um museu brasileiro, localizado na cidade de Porto Alegre. Ocupa o segundo andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, instalado em um prédio construído entre os anos de 1926 e 1928 pelo engenheiro Adolfo Stern, na rua dos Andradas (conhecida como Rua da Praia), centro de Porto Alegre. O prédio tem estilo eclético, mas com influência francesa do início do século XX, tendo sido tombado em 1994 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do estado do Rio Grande do Sul.

Foi fundado em 1º de fevereiro de 1977, sendo o pioneiro no setor elétrico brasileiro, servindo de modelo para que várias outras concessionárias brasileiras criassem os seus museus.

Seu acervo é constituído de duas mil peças oriundas de vários municípios gaúchos. Nele, encontram-se peças e curiosidades a respeito dos primórdios da iluminação no Rio Grande do Sul, bem como máquinas e equipamentos, utensílios, numismática, documentos, bibliografias e filmes, materiais a disposição para consulta pelos visitantes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.