NBOMe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Estrutura química de NBOMe
Nome IUPAC (sistemática)
2-(4-iodo-2,5-dimetoxifenil)-N-[(2-methoxyphenyl)metil]etanamina
Identificadores
CAS ?
ATC ?
PubChem 10251906
Informação química
Fórmula molecular C18H22NIO3 
Massa molar 427,28 g/mol
Farmacocinética
Biodisponibilidade ?
Metabolismo ?
Meia-vida ?
Excreção renal
Considerações terapêuticas
Administração Oral, Sublingual, Nasal
DL50 ?
25I-NBOMe.
25C-NBOMe.

NBOMe é um grupo de drogas alucinógenas derivada das feniletilaminas descoberto em 2003 pelo químico Ralf Heim na Universidade Livre de Berlim. Ganhou proeminência ao longo do ano de 2013 como droga recreativa, sendo as substâncias mais comuns desse grupo o 25I-NBOMe e o 25C-NBOMe. Por terem baixo custo, drogas dessa classe são fabricadas e vendidas como cópias falsificadas de LSD. Os efeitos de sua ingestão incluem euforia e visões de olhos abertos ou fechados. Efeitos negativos agudos podem incluir náusea, convulsão, medo e pânico, e a overdose pode incluir apreensão e injúria renal aguda.

Uso Recreativo[editar | editar código-fonte]

Por ter um custo de produção muito mais baixo do que drogas alucinógenas tradicionais, o NBOMe é frequentemente confundido com LSD, sendo vendido como tal. No entanto, oferece riscos muito maiores, como de overdose e convulsões.[1] Não há como diferenciar NBOMe de LSD a olho nu, mas métodos como o uso de reagentes(em especial o reagente de Ehrlich) podem facilmente identificar as substâncias por uma mudança de cor.[2]

Efeitos[editar | editar código-fonte]

Os efeitos do NBOMe costumam durar 6-10 horas quando ingerido por via oral ou sublingual [1].No entanto, os efeitos podem durar consideravelmente mais de acordo com a dosagem, em alguns casos alcançando durações de até 12 horas. Embora os sintomas muitas vezes sejam descritos como semelhantes aos de LSD, existe um risco muito maior de efeitos negativos e danos( Lawn, Will; Monica Barrat; Martin Wiliams; Abi Horne; Adam Winstock (August 2014). "The NBOMe hallucinogenic drug series: Patterns of use, characteristics of users and self-reported effects in a large international sample".).

Assim como outras substâncias psicodélicas, os efeitos do NBOMe podem variar de acordo com a mentalidade, ambiente social e saúde mental do indivíduo.

Um estudo de caso de sete homens britânicos internados em um hospital com intoxicação de 25I-NBOMe sugere que os efeitos negativos possam incluir taquicardia,hipertensão arterial, agitação,convulsões, acidose metabólica e ansiedade.(Hill, Simon L.; Tom Doris; Shiv Gurung; Stephen Katebe; Alexander Lomas; Mick Dunn; Peter Blain; Simon H. L. Thomas (July 2013). "Severe clinical toxicity associated with analytically confirmed recreational use of 25I–NBOMe: case series". Clinical Toxicology PMID 23731373.)

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b [1]
  2. «Reagent Kit Ehrlich». Bunk Police 

Fonte[editar | editar código-fonte]