Nagareyama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nagareyama (Chiba))


Japão Nagareyama

流山市 (-shi)

 
  Cidade  
Símbolos
Bandeira de Nagareyama
Bandeira
Brasão de armas de Nagareyama
Brasão de armas
Localização
Localização de Nagareyama
Localização de Nagareyama
País Japão
Prefeitura Chiba
Características geográficas
Área total 35,28 km²
População total (2015) 174,373 hab.

Nagareyama (流山市; -shi) é uma cidade japonesa localizada na província de Chiba.[1]

A partir de 1 de outubro de 2020, a cidade tinha uma população estimada em 174.373 habitantes em 70.802 domicílios[2]. A área total da cidade é de 35,28 km2 (13,62 m²), sendo a quinta menor cidade da prefeitura de Chiba.

Recebeu o estatuto de cidade no dia 1 de Janeiro de 1967.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Está localizada na parte noroeste da prefeitura de Chiba, a cerca de 30 quilômetros da cidade de Chiba, capital da prefeitura. Fica entre 20 e 30 km do centro da cidade de Tóquio. Pertence à área de Higashi-Katsushika e está localizada na parte central da antiga arma Higashi-Katsushika. Há bastante vegetação na cidade, com apartamentos e áreas residenciais ficando próximas a regiões com florestas. A taxa de deslocamento é de 33,5% para Tokyo Ward. Tem fortes ligações com Tóquio, contendo muitos moradores conhecidos como "residentes de Chiba Tokyo". A taxa de deslocamento para Kashiwa na mesma área de Higashi-Katsura é de 12,5% (ambos no Censo de 2015).

A área da cidade é longa de norte a sul, e as regiões central e norte da cidade compõem parte da planície de Shimoso, cuja topografia possui uma diferença de altura moderada, e quase toda a região contém uma área residencial e terras agrícolas. O rio Edo flui para norte e sul ao longo da fronteira oeste da cidade, ao longo do rio Edo e na parte sul da cidade é uma planície plana, e a margem oposta do rio Edo é a prefeitura de Saitama. Além disso, o Canal Tone flui na parte norte da cidade. Loewenhorst Muldell, que contribuiu para a abertura do Canal Tone, foi reavaliado principalmente por pesquisadores de história locais que vivem na cidade de Nagareyama, e o Parque À Beira-Mar do Canal Tone da cidade abriga o Monumento de Recitação da cidade.

Municípios vizinhos[editar | editar código-fonte]

Chiba[editar | editar código-fonte]

Saitama[editar | editar código-fonte]

Clima[editar | editar código-fonte]

Nagareyama tem um clima subtropical úmido (Köppen Cfa) caracterizado por verões quentes e invernos frios com luz a nenhuma queda de neve. A temperatura média anual em Nagareyama é de 14,8 °C. A média anual de chuvas é de 1370 mm com setembro como o mês mais úmido. As temperaturas são mais altas em média em agosto, em torno de 26,6 °C, e as mais baixas em janeiro, em torno de 4,0 °C[3].

Demografia[editar | editar código-fonte]

Segundo dados do censo japonês, a população de Nagareyama aumentou extremamente rapidamente nas décadas de 1960 e 1970, e continua a crescer. Esse crescimento é atribuído às políticas municipais a partir de 2003 através do forte investimento em creches, incluindo um serviço de trânsito na Estação Nagareyama-centralpark, onde os pais podem deixar seus filhos a caminho do trabalho, com as crianças sendo transportadas em ônibus para as creches. Idosos da comunidade local ajudam a cuidar das crianças. Muitos pais dizem que este serviço de trânsito foi uma das maiores razões para eles se mudarem para Nagareyama. Há também muitos eventos locais e espaços comunitários onde crianças e idosos interagem. Há um acampamento de verão para crianças enquanto seus pais trabalham durante as férias. Essas abordagens familiares atraíram jovens pais trabalhadores de Tóquio para Nagareyama.

Economia[editar | editar código-fonte]

Nagareyama é um centro comercial regional localizada nas proximidades de Chiba e Tóquio. A taxa de deslocamento é de 33,5% para o centro de Tóquio e de 12,5% para Kashiwa.

História[editar | editar código-fonte]

Durante o período Edo, Nagareyama foi um porto fluvial no rio Edogawa e ficou conhecido por sua produção de mirin, um saquê adoçado usado para cozinhar. Após a Restauração Meiji, a Cidade de Nagareyama foi criada no Distrito de Inba, Prefeitura de Chiba em 1º de abril de 1889 com a criação do moderno sistema de municípios. Em 1º de janeiro de 1952, fundiu-se com a vizinha Cidade Edogawa. Nagareyama foi elevado ao status de cidade em 1º de janeiro de 1967.

Galeria de Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Nagareyama». VIAF (em inglês). Consultado em 6 de dezembro de 2019 
  2. «Censo Populacional de Nagareyama em 2015 (em japonês)». https://www.city.nagareyama.chiba.jp/. Consultado em 10 de janeiro de 2021 
  3. «Dados Climáticos de Nagareyama (em inglês)». en.climate-data.org. Consultado em 10 de janeiro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  Este artigo é um esboço sobre Geografia da prefeitura de Chiba. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.