Chiba (prefeitura)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Japão Chiba Prefeitura

千葉県

Chiba-ken

 
  Prefeitura  
transliterações em Japonês
 • Japonês 千葉県
 • Rōmaji Chiba-ken
Símbolos
Bandeira de Chiba Prefeitura
Bandeira
Selo de Chiba Prefeitura
Selo
Localização
Localização de Chiba Prefeitura
País Japão
Região Kanto
Ilha Honshu
Administração
Capital Chiba
Governador Kensaku Morita
Características geográficas
Área total 5 156,15 km²
 • Área molhada  0.8%
População total (1 de maio de 2016) 6 236 517 hab.
Densidade 1 209,53 hab./km²
Outras informações
Distritos 6
Municipalidades 54
Flor Flor de nabo (Brassica rapa)
Árvore Kusamaki
Ave Meadow bunting
Peixe Seabream
pref.chiba.lg.jp/
english
Mapa de Chiba
Aeroporto Internacional de Narita, que fica em Chiba

Chiba (prefeitura) (千葉県 Chiba-ken?) é uma prefeitura do Japão localizada na região de Kantō e na Região Metropolitana de Tóquio.[1] A sexta prefeitura mais populosa, e 27º maior por área de terra, Chiba está na costa leste de Honshu e consiste em grande parte na Península de Bōsō, que envolve a parte oriental da Baía de Tóquio. Sua capital é Chiba (cidade).[2]

História[editar | editar código-fonte]

A Província de Chiba foi criada a 15 de Junho de 1873 com o propósito de unir a província de Kisarazu e de Inba. Historicamente, era constituída pelas antigas províncias de Awa, Kazusa, e Shimousa.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Chiba faz fronteira com a província de Ibaraki a norte, onde passa o rio Tone; com Tóquio e Saitama a oeste, onde passa o rio Edo; com o Oceano Pacífico a leste e com a Baía de Tóquio ao longo da sua fronteira meridional. A maior parte da área de Chiba situa-se sobre a Península de Boso, uma região produtora de arroz: a costa oriental, conhecida como a "Planície da Liga Noventa e nove", é particularmente produtiva. A zona mais povoada, a noroeste da província, pertence à Planície de Kanto que se estende até às aglomerações urbanas de Tóquio e Saitama. A corrente marinha de Kuroshio flui perto do litroal de Chiba, o que a torna relativamente mais quente no inverno e mais frio no verão do que sua vizinha Tóquio.

Cidades[editar | editar código-fonte]

Em negrito, a capital da prefeitura.

Distritos[editar | editar código-fonte]

Fusões[editar | editar código-fonte]

A 11 de Fevereiro de 2005 a antiga "vila" de Amatsukominato do distrito de Awa fundiu-se com a cidade de Kamogawa.

Economia[editar | editar código-fonte]

Chiba constitui uma das maiores áreas industriais do Japão, principalmente devido à longa costa marítima ao longo da Baía de Tóquio. Depois de Chiba ter sido escolhida para sede de uma empresa metalúrgica de Kawasaki, em 1950. o governo provincial iniciou um importante processo de saneamento de propriedades que levou à disponibilização de uma larga área de terrenos para o estabelecimento de fábricas, armazéns e docas. A produção química, refinição petroquímica e produção de máquinas constituem actualmente as três principais indústrias da Província de Chiba; em conjunto, perfazem 45% das exportações da região. Em anos recentes, o governo fundou mais de oitenta parques industriais, com o objectivo de promover o desenvolvimento também na direcção do interior.

A província detém, igualmente, o segundo lugar entre as províncias japonesas exportadoras de produtos agrícolas. Apesar de Hokkaido estar no topo da lista, Chiba consegue ultrapassar esta província na produção de vegetais. A exploração pesqueira de Chiba é também muito produtiva, capturando a maior parte de peixes chatos no Japão, como o alabote ou linguado, além da captura de lagosta. São também extraídas grandes quantidades de algas marinhas da Baía de Tóquio.

A população de Chiba é uma das mais ricas do Japão devido ao peso dos sectores comerciais e industriais da sua economia. O seu PIB é de ¥3.1 milhões (US$28 600), o quinto mais alto do país. 70% da população está empregada no sector dos serviços, com 25% no sector da indústria e 5% na agricultura.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Cultura[editar | editar código-fonte]

Turismo[editar | editar código-fonte]

O castelo da Tokyo Disneyland

A maior parte dos visitantes da área de Tóquio aterram no Aeroporto Internacional de Narita, situado em Narita, a norte da província, ligado a Tóquio pelo Expresso de Narita (dos Caminhos de Ferro do Estado) e pelos Caminhos de Ferro elétricos Keisei (empresa privada).

O Parque temático Tokyo Disneyland localiza-se, na verdade, em Urayasu perto da fronteira ocidental da província.

Chiba está ligada a Tóquio por diversos caminhos de ferro, sendo de destacar a linha Keiyo e Sobu. A linha Musashino liga Chiba a Saitama e ao norte de Tóquio. O sul de Chiba liga-se à província de Kanagawa pela ponte-túnel Tokyo Wan Aqua-Line .

Símbolos provinciais[editar | editar código-fonte]

O Meibutsu (名物 ou seja: a "coisa famosa") de Chiba são os amendoins. A maior parte dos amendoins do Japão são aqui cultivados e usados na produção de óleo de amendoim.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chiba (prefeitura)
Flag of Japan.svg   Este artigo é um esboço sobre Geografia da prefeitura de Chiba. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


  1. Nussbaum, Louis-Frédéric. (2005). "Chiba-ken" no Japan Encyclopedia, p. 109 no Google Livros; "Kantō" no p. 479 no Google Livros.
  2. Nussbaum, "Chiba" no p. 109 no Google Livros.