Ibaraki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a prefeitura. Para a cidade da prefeitura de Osaka, veja Ibaraki (Osaka).
Japão Ibaraki Prefeitura

茨城県

Ibaraki-ken

 
  Prefeitura  
transliterações em Japonês
 • Japonês 茨城県
 • Rōmaji Ibaraki-ken
Símbolos
Bandeira de Ibaraki Prefeitura
Bandeira
Selo de Ibaraki Prefeitura
Selo
Localização
Localização de Ibaraki Prefeitura
País Japão
Região Kantō
Ilha Honshu
Administração
Capital Mito
Governador Kazuhiko Ōigawa
Características geográficas
Área total 6,095,93 km²
 • Área molhada  4.8%
População total (2019) 2 911 036 hab.
Densidade 480,80 hab./km²
Outras informações
Distritos 7
Municipalidades 44
Flor Rosa
Árvore Ameixeira (Prunus mume)
Ave Laverea (Alauda arvensis)Eurasian Skylark (Alauda arvensis)
Sítio www.pref.ibaraki.jp

Ibaraki (茨城県 Ibaraki-ken?) é uma prefeitura do Japão, localizada na região de Kantō na principal ilha de Honshu.[1] A capital é a cidade de Mito.[2]

Em 2019, a população da prefeitura de Ibaraki foi estimada em 2.911,036 habitantes e uma densidade populacional (em 2014) de 480,8 habitantes por km²[3]. A área total da prefeitura de Ibaraki é de 6.095 km², dos quais, 3.981,85 km² são de área habitável.

História[editar | editar código-fonte]

Anteriormente conhecida como Província de Hitachi, a prefeitura de Ibaraki foi formada em 1871, como parte das reformas do governo Meiji e a implementação do sistema de prefeituras no Japão.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localizada na região nordeste de Kanto, entre a prefeitura de Tochigi e o Oceano Pacífico e cercada ao norte pela prefeitura de Fukushima e ao sul pela prefeitura de Chiba. Também faz fronteira no sudoeste com a prefeitura de Saitama. O extremo norte da prefeitura é montanhosa, mas a maior parte de seu território é uma planície com muitos lagos.

A distância da prefeitura à capital Tóquio, varia de 30 a 150 quilômetros (100 quilômetros de Mito, capital da prefeitura), em relação a distância do aeroporto de Narita, porta internacional do Japão, a distância é de 40 quilômetros até a cidade científica de Tsukuba. Com uma área de 6,095 km², a prefeitura de Ibaraki ocupa a 24º posição em área no Japão (que possui 47 governos de prefeituras com 370,000 km²) . Com predominância de terra plana, 64 por cento da área (3,913 km²) são apropriados para residência.

Do norte da prefeitura de Ibaraki ate o nordeste está a região montanhosa de Abukuma, formada pelas cadeias de Kuji e Taga, no extremo sul, ligadas as montanhas de Yamizo ao redor da bacia fluvial dos rios Yamada, Sato, Kuji e Naka. A regiao de Yamizo começa em seu cume, o mais alto na divisa noroeste da prefeitura que se estende ao sul, ate a divisa de Tochigi, abrangendo as montanhas de Kaga, Tsukuba. Na região de Taga, estão as montanhas de Hanazono, Kamine e Takasuzu. A região central ate o sudoeste da prefeitura abrange parte da planície de Kanto, Joso, onde estão os rios Kokai e Kinu, que se juntam no extremo sul, ao rio Tone, o maior rio em extensão do pais, desaguando no Oceano Pacifico. No sudeste da prefeitura, está a região dos lagos, formada pelos lagos Kasumigaura, segundo maior do pais, e Kitaura no centro. Há uma faixa litorânea de 190 km de comprimento na parte leste da prefeitura[4].

Segundo os dados oficiais de abril de 2009, a prefeitura de Ibaraki contém 44 municipalidades, divididos em distritos, cidades, vilas e povoados[5].

Cidades[editar | editar código-fonte]

Em negrito, a capital da prefeitura.

Vilas e povoados[editar | editar código-fonte]

Distritos[editar | editar código-fonte]

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia da prefeitura de Ibaraki é dependente das industrias de energia, principalmente, energia nuclear, químicas e de máquinas de precisão, tendo grande parte das empresas de produção situadas na zona industrial à beira-mar de Kashima e da região de Hitachi, além do grande número de empresas de capital estrangeiro estabeleceram dentro da prefeitura. Através do crescimento econômico do Japão após a segunda guerra mundial, estas companhias expandiram rapidamente. Adicionalmente, nos últimos anos, os centros de alta tecnologia e ciência nas cidades de Tsukuba e Tokai adquiriram uma reputação excelente em torno o mundo[6].

A agricultura é outra atividade econômica importante da prefeitura de Ibaraki, sendo realizada principalmente no interior. Em março de 2011, a prefeitura produziu 25% dos pimentões japoneses e repolhos chineses[7].

Cultura[editar | editar código-fonte]

O Jardim de Kairakuen

Ibaraki é famosa por sua produção de natto (soja fermentada) na cidade de Mito, melancias em Kyowa (recentemente unificada como Chikusei), e castanhas na região de Nishiibaraki.

Ibaraki também é famosa pelas artes marciais do estilo Aikido, fundado por Ueshiba Morihei. Ueshiba passou o final de sua vida na cidade de Iwama, hoje parte de Kasama. O Santuário de Aiki e o dojo criados por eles ainda sobrevivem.

Existem ruínas de castelos em muitas cidades, incluindo Mito, Kasama e Yuki.

Kasama é famosa pelo Shinto e pelas artes e cerâmica.

A capital Mito abriga Kairakuen, um dos três jardins mais respeitados do Japão, famoso por suas mais de 3 mil árvores de umê com mais de 100 variedades diferentes.

Turismo[editar | editar código-fonte]

  • Kairaku-en
  • Castelo Sakasai
  • Monte Tsukuba
  • Santuário Kashima
  • Museu de História da Prefeitura de Ibaraki
  • Parque Hitachi Seaside

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nussbaum, Louis-Frédéric. (2005). "Ibaraki-ken" no Japan Encyclopedia no Google Livros; "Kantō" no Japan Encyclopedia, p. 479, no Google Livros.
  2. Nussbaum, "Mito" at Japan Encyclopedia no Google Livros.
  3. 茨城県. «População». 茨城県 (em japonês). Consultado em 10 de março de 2021 
  4. 茨城県. «Perfil de Ibaraki». 茨城県 (em japonês). Consultado em 10 de março de 2021 
  5. 茨城県. «Administração da Prefeitura e Cidades, Vilas e Povoados». 茨城県 (em japonês). Consultado em 10 de março de 2021 
  6. 茨城県. «Indústria e Economia». 茨城県 (em japonês). Consultado em 10 de março de 2021 
  7. Schreiber, Mark, "Japan's food crisis goes beyond recent panic buying", Japan Times, 17 April 2011, p. 9 (em inglês).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Japan.svg   Este artigo é um esboço sobre Geografia da prefeitura de Ibaraki. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.