Tokai (região)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Região de Tokai)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Dados da região de Tōkai
Soma de 4 prefeituras
Área 29,316.53km²
População total 15,138,397
(1 de março de 2010)
Densidade populacional 516.37 por km²
(1 de março de 2010)
Mapa
Mapa da região

A Tōkai (região) (東海地方, Tōkai-chihō?) é uma sub-região da Chūbu (região) no Japão ao longo da costa do Oceano Pacífico. O nome significa "mar do leste" e vem do Tōkaidō, uma das Cinco Rotas Edo. Porque Tōkai é uma sub-região e não está oficialmente classificado, há algum desacordo sobre onde exatamente a região começa e termina, no entanto mapas japoneses concluem amplamente que a região inclui as prefeituras de Shizuoka, Aichi, Gifu e Mie.

A maior cidade principal da região é Nagoya e a Região Metropolitana de Chūkyō (Área Metropolitana de Nagoya) compõe uma grande parte da região e tem a terceira economia mais forte do Japão. A influência comercial desta área urbana às vezes se estende para as áreas periféricas das três prefeituras centradas em Nagoya, que são Aichi, Gifu e Mie; Esta área às vezes é referida como a região de Chūkyō.

Tōkai é uma área de fabricação pesada e é uma das regiões mais industrializadas do Japão. Sua costa está alinhada com cidades densamente povoadas com economias que prosperam em fábricas.

A região de Tōkai experimentou vários grandes terremotos no passado, incluindo os dois grandes terremotos em 1944 (também conhecido como o "terremoto de Tonankai") e 1945 (também conhecido como o "terremoto de Mikawa").[1] Seguindo o trabalho de Kiyoo Mogi, prevê-se que existe uma possibilidade de que a área seja sujeita a um terremoto de magnitude 8.0 no futuro próximo.[2] Nagoya, Shizuoka, e outras grandes cidades seriam muito danificadas, com baixas aos milhares, senão milhões, tornando-se um dos piores desastres da Terra. O Comité de Coordenação para a Previsão de Terremoto designou a região como uma Área de Observação específica em 1970 e atualizou-a para uma Área de Observação Intensificada em 1974.[2]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Prefeituras e cidades[editar | editar código-fonte]

A sub-região de Tokai é constituída de 3 prefeituras, sendo uma delas variável de acordo com o critério utilizado :

Estradas de ferro[editar | editar código-fonte]

Central Japan Railway Company, um braço da antiga ferrovia nacional Japan Railways Group, opera em uma área aproximadamente coextensiva com a região de Tōkai. Na verdade, o nome legal japonês da JR Central é Tōkai Railway Company , abreviado para JR-Tōkai ("JR Central" é o nome em inglês). JR Central opera a Linha Principal Tōkaidō entre as estações Atami e Maibara, bem como a Tōkaidō Shinkansen linha de alta velocidade entre Tóquio e Shin-Ōsaka, e muitas linhas convencionais juntando-se à Linha Principal Tōkaidō

Empresas[editar | editar código-fonte]

Universidades[editar | editar código-fonte]

Aeroportos[editar | editar código-fonte]

Clubes esportivos[editar | editar código-fonte]

Basebol[editar | editar código-fonte]

Futebol[editar | editar código-fonte]

Basqueteboll[editar | editar código-fonte]

Generação de força[editar | editar código-fonte]

A Usina de energia nuclear de Hamaoka está localizada dentro da região de Tōkai.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Karan, Pradyumna Prasad. (2005). Japan in the 21st Century: Environment, Economy, and Society, p. 36, p. 36, no Google Livros.
  2. a b Two grave issues concerning the expected Tokai Earthquake Kiyoo Mogi, Earth Planets Space, Vol. 56 (No. 8), pp. li-lxvi, publicado: 2004, acessedo 11-03-2011
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tokai (região)


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.