O Nagoya Grampus (名古屋グランパス Nagoya Guranpasu) anteriormente Nagoya Grampus Eight (名古屋グランパスエイト Nagoya Guranpasu Eito) é um clube de futebol, de Nagoya, Japão, que compete na J-League.
O time teve sua temporada mais bem-sucedida em 1995, onde o clube foi treinado pelo famoso técnico francês Arsène Wenger, conhecido mundialmente por sua subsequente longa campanha como treinador no clube londrino Arsenal. Eles conquistaram a Copa do Imperador e terminou em segundo na J.League, com Dragan Stojković e Gary Lineker presentes no time. Em 2010, o agora técnico Dragan Stojković ajudou o time a ganhar seu primeiro troféu da J.League, desta vez ele sendo o técnico do Nagoya Grampus.
O Toyota Automated Loom Works FC foi um clube inicialmente formado por trabalhadores da empresa Toyota Industries, em 1939, para disputar a JSL. Em 1968 a empresa viu após o rebaixamento da liga local, uma chance de se promover e fundaram o Toyota Motor S.C.[1]
.Eles foram os primeiros campeões da segunda divisão da JSL de 1972, e passou por uma série de promoções e rebaixamentos até os anos 90.
No inicio da era J-League o clube tinha como treinador Arsene Wenger na qual alcançou uma das melhores posições na liga. E a Toyota mudou o nome do clube para Nagoya Grampus Eight. O nome do time é derivado dos símbolos de Nagoya. Os dois golfinhos grampos no topo do castelo de Nagoya é um folclore local, e o Maru-Hachi (circulo oito) símbolo oficial da cidade.
Em 2008, o clube passa a não adotar mais o nome Eight, apenas Nagoya Grampus.