Narbacular Drop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Narbacular Drop
Desenvolvedora(s) Nuclear Monkey Software
Publicadora(s) DigiPen Institute of Technology
Projetista(s) Paul Graham, Realm Lovejoy, Scott Klintworth
Escritor(es) Jeep Barnett, Dave Kircher, Garret Rickey, Kim Swift
Plataforma(s) Microsoft Windows
Lançamento
  • WW 2005
Gênero(s) Jogo eletrônico de quebra-cabeça
Modos de jogo Um jogador

Narbacular Drop é um jogo eletrônico de quebra-cabeça desenvolvido pela Nuclear Monkey Software. Foi lançado de graça e online em 2005 paraMicrosoft Windows. Ele foi um projeto de jogo sênior de estudantes do DigiPen Institute of Technology. A jogabilidade consiste em navegar em masmorras usando um sistema inovativo de portais. O jogador controla dois portais interconectados que podem ser colocados em qualquer superfície não metálica (parede, teto, chão). O co-fundador da Valve, Gabe Newell, demonstrou interesse no trabalho da equipe e imediatamente os ofereceram empregos na Valve. Os desenvolvedores escreveram o jogo criticamente aclamado Portal usando os mesmos conceitos[1].

A palavra Narbacular, que não existe em nenhum dicionário, foi escolhida primariamente para ajudar nos resultados de motores de busca na internet.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

O enredo envolve a história da Princess "No-Knees" (em tradução livre, Princesa "Sem-Joelhos"), assim nomeada por ela ser incapaz de pular. Capturada por um demônio, a princesa aprisionada descobre que a masmorra em que está presa é na verdade uma criatura elemental sentiente chamada Wally. Usando as habilidades de criação de portais de Wally, a princesa tenta então escapar e derrotar o demônio.

Prêmios e honras[editar | editar código-fonte]

  • IGF Student Showcase Winner (2006)
  • Slamdance Guerrilla Gamemaker Competition Finalist (2006)
  • GameShadow Innovation In Games Festival & Awards Nomination (2006)
  • Game Informer The Top 10 Games You've Never Heard Of
  • Edge Internet Game of The Month (March 2006)
  • Gamasutra Quantum Leap Awards: Most Important Games "Honorable Mention" (2006)

Portal[editar | editar código-fonte]

Valve Corporation, desenvolvedores da série Half-Life, descobriram Narbacular Drop depois de seu lançamento e contrataram toda a equipe de desenvolvimento para trabalharem para eles[3]. O time desenvolveu Portal, que compartilha partes do conceito de Narbacular Drop.

Uma sequela, Portal 2, foi lançada em 19 de Abril de 2011. Uma das conquistas e troféu em Portal 2 se chama "Narbacular Drop".

Referências

  1. «The Unseen History of Portal dives deep into Valve's classic». PC Gamer. 21 de Fevereiro de 2016. Consultado em 19 de Março de 2016 
  2. PC Zone #187, Dec 2007
  3. Davis, Justin (12 de Março de 2012). «Free Game of the Day: Narbacular Drop». IGN. Consultado em 19 de Março de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]