Nativa FM Tubarão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nativa FM Tubarão
{{{alt}}}
Nativa FM Tubarão
JK Santa Catarina Empresa de Comunicações Ltda.
País  Brasil
Frequência(s)
  • FM 88.5 MHz
  • Antigas frequências: AM 1210 kHz (1962-2020)
Canais 203
Sede Tubarão, SC
Slogan É tudo e muito mais
Fundação 26 de maio de 2020 (3 anos)
Fundador João Augusto Kurten
Pertence a Grupo Irineu de Comunicações
Proprietário(s) Irineu Machado
Antigo(s) proprietário(s) Clóvis Rogério e Arilton Barreiros
Afiliações Nativa FM
Idioma Língua portuguesa
Prefixo ZYR 952
Prefixo(s) anterior(es) ZYJ 785
Nome(s) anterior(es) Rádio Santa Catarina (1970-2020)
Cobertura Sul de Santa Catarina
Dados técnicos Potência ERP: 1.100 kw
Página oficial www.nativafmtubarao.com

Nativa FM Tubarão é uma estação de rádio brasileira da cidade de Tubarão, Santa Catarina. Opera na frequência FM 88.5 MHz, originada da migração AM-FM. É afiliada à Nativa FM.

História[editar | editar código-fonte]

A Rádio Santa Catarina, foi fundada em 02 de fevereiro de 1962, por João Augusto Kurten, essa é a segunda emissora de rádio em Tubarão. Por ela passou vários acionistas e proprietários, como o Grupo Soratto e mais recente Clóvis Rogério. Seu primeiro estúdio foi na Rua Geraldo Spetman, no bairro Humaitá de Cima e atualmente seu estúdio está nas margens da SC-438, no mesmo bairro.[1] A Rádio Santa Catarina é mais conhecida na cidade como Rádio Super Santa ou Super Santa Catarina.

Sua programação é focada em jornalismo, músicas e esporte. Entre as atrações da emissora estão: De Olho Nas Cidades, Café Com Informação, Negócios & Cia (programa para venda de imóveis e carros), Interagindo na Santa, entre outros.[2] A mesma também transmite as emoções do campeonato catarinense e do brasileirão, ao domingos. Em 2012, a emissora completa 50 anos no ar.

Em 2014, a emissora solicita migração AM-FM.

No dia 2 de janeiro de 2020, o Grupo Irineu de Comunicação, responsável pela Nativa FM em Joinville, assume por completo a emissora.[3] A compra foi efetuada no fim do ano passado e com isso, decidem na migração para FM fazer o retorno da rede na cidade, já que a Nativa FM operou durante 6 anos na FM 98.9 da Rede Tabajara de Comunicações, atualmente afiliada à Massa FM.[4] A Anatel autorizou a frequência FM 88.5 para a mesma e previsão do retorno da rede na cidade, está para o mês de maio.

No dia 22 de abril, a emissora começou sua fase experimental na nova frequência FM 88.5, os estúdios novos estão prontos e a nova sede será no Praça Shopping, a estreia e o retorno da Nativa FM na cidade está sem data definida.[5] Em maio, foi confirmada a data de estreia que será as 18h, no dia 26 de maio, na abertura do Arena Nativa e a inauguração local no dia seguinte.[6]

No dia 27 de maio, encerrará as atividades da Rádio Super Santa, depois de longos anos de história. O ex-proprietário da emissora Arilton Barreiros, foi convidado pelo novo proprietário Irineu Machado, a comandar o Jornal da Nativa que será de 06h ás 08h, levando as principais informações da cidade.[7]

Referências