Ninhada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde novembro de 2017). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Ninhada (desambiguação).
Uma ninhada de tartaruga.

Uma ninhada de ovos se refere a todos os ovos postos por aves, répteis e anfíbios colocados ao mesmo tempo, podendo ser chocados em um ninho.

Nas aves, a destruição de uma ninhada por um predador (ou a remoção por humanos, como é feita no programa de reprodução de condor-da-califórnia) pode gerar uma ninhada dupla. A técnica é usada para duplicar a produção de ovos e, no caso do condor-da-califórnia, para aumentar o tamanho da população. O acto de pôr a mão no ninho e remover os ovos é conhecida como "mergulho na ninhada".

Tamanho[editar | editar código-fonte]

O tamanho da ninhada varia bastante de espécie a espécie, às vezes até quando as mesmas pertencem ao mesmo género. A diferença entre o tamanho das ninhadas em indivíduos da mesma espécie pode estar envolvida em vários fatores, como o habitat, a saúde, a alimentação, a pressão predatória e o período do ano.[1]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lack, David (1947): The significance of clutch-size (part I-II). Ibis 89: 302-352

Ver também[editar | editar código-fonte]