Notícias de uma Guerra Particular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Notícias de uma guerra particular
http://www.godela.com.br/noticias/imgs/noticias-guerra-particular.jpg
 Brasil
1999 •  cor •  57 min 
Direção Kátia Lund / João Moreira Salles
Roteiro Kátia Lund / João Moreira Salles
Elenco Nilton Cerqueira
Carlos Luís Gregório
Paulo Lins
Hélio Luz
Rodrigo Pimentel
Itamar Silva
Género documentário
Idioma português brasileiro
Página no IMDb (em inglês)

Notícias de uma Guerra Particular é um documentário brasileiro de 1999, produzido pelo cineasta João Moreira Salles e pela produtora Kátia Lund.

O documentário retrata o cotidiano dos traficantes e moradores da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. Resultado de dois anos (1997 - 1998) de entrevistas com pessoas ligadas diretamente ao trafico de entorpecentes, com moradores que vislumbram esta rotina de perto e policiais, o documentário traça um paralelo entre as falas de moradores, dos traficantes e da polícia, colocando todos no mesmo patamar de envolvimento em uma guerra que não é uma "guerra civil", mas uma "guerra particular".

O título do documentário de Salles é encontrado no conteúdo de uma das entrevistas; na fala do ex-capitão do BOPE, Rodrigo Pimentel. Outras falas importantes presentes nas entrevistas denunciam o apartheid social em que se encontra a população do Rio de Janeiro, como de uma autoridade de segurança pública: "(...)a polícia precisa ser corrupta e violenta, nós fazemos a segurança do Estado, (...) temos que manter os excluídos sob controle. Vivemos numa sociedade injusta e a polícia garante essa sociedade injusta (...)"

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.