Nova Bandeirantes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nova Bandeirantes
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Nova Bandeirantes
Bandeira
Brasão de armas de Nova Bandeirantes
Brasão de armas
Hino
Gentílico Não disponível
Localização
Localização de Nova Bandeirantes em Mato Grosso
Localização de Nova Bandeirantes em Mato Grosso
Localização de Nova Bandeirantes em Mato Grosso
Nova Bandeirantes está localizado em: Brasil
Nova Bandeirantes
Localização de Nova Bandeirantes no Brasil
Mapa
Mapa de Nova Bandeirantes
Coordenadas 9° 48' 50" S 57° 51' 43" O
País Brasil
Unidade federativa Mato Grosso
Municípios limítrofes Apiacás, Juara, Nova Monte Verde, Cotriguaçu e Juruena
Distância até a capital 1 020 km
História
Fundação 11 de agosto de 1982
Características geográficas
Área total 9,531,206 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 14,078 hab.
Densidade 1,0 hab./km²
Clima Não disponível
Altitude 210 m
Fuso horário Hora do Amazonas (UTC−4)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,702 alto
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 54.325 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 5 800,00

Nova Bandeirantes é um município brasileiro do estado de Mato Grosso.

História

A origem do nome é em virtude do colonizador ser oriundo de Bandeirantes (Paraná).

Emancipação

O passo inicial para a criação do Distrito de Nova Bandeirantes foi dado no dia 13 de maio de 1985, quando a Camara Municipal de Alta Floresta - MT (município mãe), reunida extraordinariamente em Nova Bandeirantes, aprovou o projeto de Lei que deu origem a criação dos Distritos de Nova Bandeirantes e Apiacás, durante a gestão do Prefeito Municipal de Alta Floresta, o Sr. Edson Santos.

O Distrito de Nova Bandeirantes foi elevado a categoria de município através da Lei Estadual n. 5.903 de 20 de dezembro de 1991; projeto este de autoria dos Deputados Estaduais João Teixeira e Osvaldo Paiva, durante a gestão do então governador Jaime Veríssimo Campos. Nova Bandeirantes em sua primeira eleição, realizada no dia 3 de outubro de 1992, contou com 2.778 eleitores, onde foi eleito então o primeiro Prefeito Municipal de Nova Bandeirantes - MT, Sebastião Moreira dos Santo, vulgo, Tião Matrinchã.

Considerada a Capital do Café.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 09º50'59" sul e a uma longitude 57º48'38" oeste, estando a uma altitude de 200 metros. Sua população estimada em 2004 era de 8.928 habitantes.

Distrito

Como a maioria das cidades mato-grossenses, Nova Bandeirantes foi fruto do projeto de colonização. Colonizadora Bandeirantes Ltda - COBAN, iniciou a abertura da Rodovia MT-208, trecho compreendido entre Alto Paraíso à Nova Bandeirantes. No dia 11 de agosto de 1982, nascia Nova Bandeirantes, quando foi dado início a construção do escritório da COBAN. Neste mes- mo ano foram assentados os primeiros colonos e os primeiros comerciantes abriram suas portas.

Geografia

O município está localizado na mesorregião do Norte Mato-Grossense na microrregião da Alta Floresta, extremo norte do estado de Mato Grosso e entre os meridianos oeste 57,3° - 58,4° e entre os paralelos sul 9,0° - 10,3°. Tem uma altitude media de 210m do nível do mar. Estabelece divisa ao Norte com o município de Apiacás, ao Sul com o Município de Juara, ao Leste com o município de Nova Monte Verde e a Oeste com os município de Cotriguaçu e Juruena.

Clima

O clima predominante é o tropical, caracterizado por temperaturas elevadas e de grande umidade (tropical quente e sub-úmido). As precipitações variam entre 2.000 a 2.750 mm3/ano, sendo bem distribuídas durante todo ano. As temperaturas elevadas ocorrem, sobretudo, na primavera e no verão, ficando a média anual de 26° centigrados. O período chuvoso compreen-de entre os meses de Novembro a Março e o período de estiagem de abril à outubro.

Vegetação

Predominante a Floresta Hidrófila Perinifólia Hilhama Amazônica, prolongamento daquela que ocorre nas áreas mais úmidas da Região Norte do País. Caracteriza-se pela heterogeneidade de espécies vegetais pelo elevado porte de suas árvores (T de 30m) e pelo seu aspecto denso.

Relevo

A depressão da Amazônia Meridional é a umidade geomorfológica predominante do município. Estende-se desde a borda sul da bacia sedimentar do Amazonas até o Planalto dos Parecis, ao sul e coalescendo a leste com as Depressões do Araguaia - Tocantins. É uma formação de superfície rebaixada e dissecada em forma predominante convexas seccionadas pe-los principais rios da área. Destaca-se ainda no município a presença de planaltos residuais do Norte de Mato Grosso, no qual se destaca a Serra dos Caiabis e a Serra dos Apiacás.

Hidrografia

Região de influência da Bacia Amazônica, portanto de uma rica formação hidrográfica, o município tem um número razoável de pequenos cursos d'água em sua área, porém destacam-se dos demais rios de maior importância o rio Apiacás (afluente direto do Teles Pires) e o rio Matrinchã ou São João da Barra (afluente direto do rio Juruena).

Solo

Ocorrência de um tipo de solo mal drenado e pedogeneticamente pouco desenvolvido, o Glei pouco úmido. Estes solos tem grande variabilidade devido à heterogeneidade de materias geológicos transportados e depositados pela diferença ação flú-vio morfológico na rede de frenagem da região. Possui ainda formação de Areias Quartzosas e de solos Podzólico Vermelho Amarelo Álico.

Topografia

70% plana, 10% levemente ondulada, 10% ondulada e 10% montanhoso.

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Mato Grosso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.