O Livro da Selva (anime)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Livro da Selva
ジャングルブック 少年モーグリ
(Janguru Bukku Shōnen Mōguri)
Gêneros Aventura, Ação, Drama
Anime
O Livro da Selva (PT)
Mogli – O Livro da Selva (BR)
Direção Fumio Kurokawa
Estúdio de animação Nippon Animation
Emissoras de televisão Japão TV Tokyo
Período de exibição 2 de outubro de 198910 de outubro de 1990
Episódios 52
Portal Animangá

Mogli - O Livro da Selva (ジャングルブック 少年モーグリ - Janguru Bukku Shōnen Mōguri) é uma série de anime criada pela Nippon Animation e baseada no livro O Livro da Selva de Rudyard Kipling. A série foi transmitida no Japão pela TV Tokyo entre 2 de outubro de 1989 até 10 de outubro de 1990.

Em Portugal a série foi emitida pela SIC em 1992, e depois pela TV Record Europa em 2013. No Brasil o anime nunca foi exibido na televisão brasileira, e sim distribuído através de VHS/DVD pela Paris Filmes.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Esta série apresenta as aventuras do jovem Mogli[2],Mowgli[3], criado por lobos na selva indiana, que se aventurou na selva de Cyconie para escapar da supervisão de seus pais quando eles tinham apenas alguns dias de vida. Ele foi encontrado pela primeira vez por Kaa a cobra que não tem comido, a fim de cumprir a lei da selva que não atacam os seres humanos. Embora tenha sido criado na família de lobos, a mãe Louri, o considera seu próprio filho, tentando salvá-lo de Shere Khan, o tigre manco. Oito anos se passam, Mogli é muito ligado a seus irmãos lobos Backus, Shura, Lala e seus companheiros inseparáveis Baloo e Baghera. A última é a neta de Akela, o líder da matilha. Alguns lobos não aceitam Mogli como sua própria família. Ele deve passar o teste da cerimônia de aceitação para provar que merece ser um lobo.

Um dia, quando Mogli escapa da floresta, ele cai em uma armadilha de elefante. Um velho quer salvá-lo, mas Mogli acha que ele é ruim. Ele está convencido de outra forma depois de alguns dias ao seu lado. Um ano se passa, Mogli encontra o velho com sua menininha Messua. Ela o ensina a viver na sociedade com os seres humanos. Na sequência do acidente do avô, Mogli entra na aldeia de homens, onde era mais ou menos aceito no clã. Um caçador mentiroso patológico chamado Bouldeo diz que as pessoas da aldeia tem um monte de mentiras a fim de ter respeito e impressioná-lo. Quando Mogli diz que ele está mentindo, ele corre o risco de deixar a vila quando ele traz a pele de Shere Khan, logo após o assassinato. Poucos dias após a saída de Mogli, a família em que foi adotada está prestes a ser levada para o sótão. Mogli fica desconfiado dos dois caçadores: Bouldeo e Garo. Este passa a ser o amigo de Bouldeo. Uma vez que a aldeia foi destruída pelos animais da selva, Mogli deixa a selva para ir para a cidade chamada Kaniwara, uma grande cidade no deserto da Índia. Ele está preso por Garo que após a crença equivocada na ajuda torna-se seu amigo. Ele fez isso apenas para vendê-lo em um circo localizado em uma das maiores cidades da Índia, Abouldala. Mogli escapa por pouco após ser perseguido pelo chefe de Garo. Quando ele voltou para a selva, alguns dias depois, Akela é ferido e morre pouco depois. Um dia, Mogli encontra sua família e decide reconstruir a aldeia. Os aldeões, implorando seu perdão, ajudam e aceitam Mogli. Uma vez que a aldeia é reconstruída, Mogli diz adeus à selva e passa a viver permanentemente com os humanos na companhia de Baghera.

Episódios[editar | editar código-fonte]

  1. O livro da selva
  2. O nascimento de Mogli o menino lobo
  3. O filho de Alexandre
  4. A lei da selva
  5. Um novo amigo
  6. A armadilha
  7. As terras do norte
  8. O regresso de Baloo
  9. Mais valioso do que a lei
  10. O lobo solitário
  11. A fome
  12. A missão perigosa
  13. O regresso dos heróis
  14. A vila amaldiçoada
  15. Os seres humanos
  16. O coração partido
  17. Mogli se vai
  18. Sozinho na selva
  19. O regresso
  20. O desgosto
  21. A trégua
  22. O primeiro tigre
  23. A lei do mais forte
  24. Caçadores solitários
  25. O foragido
  26. Ameaças à selva
  27. Um líder para o clã
  28. A coragem de uma mãe
  29. Inimigos invisíveis
  30. O grande combate
  31. O novo líder
  32. O reencontro
  33. O amigo de Mogli
  34. A vila do clã dos homens
  35. A adoção
  36. Contos da lua
  37. Poucas lágrimas antes da batalha
  38. A batalha decisiva
  39. Adeus Messua
  40. A invasão dos cães vermelhos
  41. Emboscada no vale da morte
  42. A análise de Messua
  43. Messua está em perigo
  44. Bagheera dá um concerto
  45. A vila dos demônios
  46. A cidade
  47. A fuga
  48. A tristeza
  49. O último combate
  50. A dança dos elefantes
  51. De volta ao lar
  52. Adeus, Mogli

Elenco[editar | editar código-fonte]

Seiyūs Japão[editar | editar código-fonte]

Dobragem Portuguesa Portugal[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

O tema de abertura e encerramento japonês, "Get UP ~Aio Shinjite~ (Levante-se ~Eu Acredito no Amor~)" e "Chikyuu No Ko (地球の子 lit. "O Filho da Terra") foram interpretados pelos vocalistas Toshiya Igarashi e Shiori Hashimoto. A música do anime Grimm: Histórias - Encantar foi utlizada neste anime também. O tema da abertura portuguesa foi dobrado a partir do tema inglês.

Lançamento em VHS/DVD[editar | editar código-fonte]

Em Portugal A Prisvideo lançou 4 DVDs da série com 3 episódios cada, os mesmos que foram lançados em VHS, A Editora Unimundos também lançou a série em DVD mas com outra dobragem. No Brasil a série foi lançada em VHS e depois em DVD pela Paris Filmes com o selo Cine Kids contendo 2 episódios.

Referências

  1. Mogli - O Livro da Selva no Brasil (em português)
  2. Nome usado na dublagem brasileira
  3. Nome utilizado na dobragem portuguesa
  4. Ficha técnica da dobragem portuguesa de O Livro da Selva (em português)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.