O Triunfo da Morte (Palermo)
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
O Triunfo da Morte é um afresco na Galeria Regional do Palazzo Abatellis, em Palermo, sul da Itália. É considerada uma das obras mais representativas do final da pintura do gótico na Itália. O autor da obra, data de cerca de 1446, é desconhecido, podendo ter sido Guillaume Spicre da Borgonha ou Pisanello.
A obra vem da corte do Palazzo Sclafani, também em Palermo. Devido a seu alto refinamento, a pintura dve ter sido encomendada pelos reis aragoneses do Reino da Sicília a um artista catalão ou provençal. O tema acerca do Triunfo da Morte, oriundo da Roma Antiga e adaptado para o Cristianismo, já era popular na Europa no século XIV, mas aqui a obra ressalta o lado macabro e grotesco. O afresco foi dividido em quatro partes que estão hoje na Galeria Regional do Palazzo Abbatellis.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
[editar | editar código-fonte]- De Vecchi, Pierluigi; Elda Cerchiari (1999). I tempi dell'arte. Milan: Bompiani