Oblast de Tomsk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tомская о́бласть
Oblast de Tomsk
Flag of Tomsk Oblast.svg Coat of arms of Tomsk Oblast, Russia.svg
Bandeira brasão
Map of Russia - Tomsk Oblast (2008-03).svg
Língua oficial Russo
Capital Tomsk
Área: 314.400 km²
População: 1034.900
Densidade populacional: 3.27/km².
Prédio da administração do oblast em Tomsk, 2000.

Região de Tomsk (Russo: Томская область, Tomskaya oblast) da Federação da Rússia. Encontra-se na planície Siberiana ocidental do sudeste, no sudoeste do distrito federal Siberiana. Capital Tomsk. Viktor Kress foi regulador da região desde 1991. População: 1 046 039 (Censo de 2002).

O desenvolvimento do território começou no século XVII. Tomsk foi fundado em 1604. A área do território do é de 316 900 quilómetros quadrados, e a maioria é inacessível porque é coberto com as madeiras e os pântanos. A região é circundante com outras regiões;a de Krasnoyarsk Krai, de Tyumen, de Omsk, de Novosibirsk, e de Kemerovo.

A região de Tomsk é rico em recursos naturais, particularmente óleo, gás natural, metais ferrosos e não-ferros, carvão, e águas subterrâneas. As florestas são também entre os recursos os mais significativos da região: aproximadamente 20% dos recursos Siberianos ocidentais da floresta são situados na região de em Tomsk. A indústria compõe cerca de metade do GDP regional, quando a agricultura contribuir 19% e construção 13%. As indústrias químicas e óleo são desenvolvidos mais na região, seguida pelo desenvolvimento de maquinaria de máquina. Os artigos principais de exportação da região são: óleo (62,1%), o metanol (30,2%), e as maquinaria industrial e equipamento (4,8%). Extracção petrolífera e a industria madeireira é o negócio principal da região.

A região é sede de seis instituições de uma instrução mais elevada do estado e a 47 institutos de pesquisa.

Rios[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Oblast de Tomsk
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.