Udmúrtia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rússia República da Udmúrtia

Удмуртская Республика (russo)
Удмурт Республика (udmurte)

 
  República  
Símbolos
Bandeira de República da Udmúrtia
Bandeira
Brasão de armas de República da Udmúrtia
Brasão de armas
Localização
Localização da República da Udmúrtia na Rússia.
Localização da República da Udmúrtia na Rússia.
País  Rússia
Distrito federal Volga
Região econômica Urais
História
Estabelecido em 28 de dezembro de 1934
Administração
Capital Izhevsk
Líder Alexander Brechalov
Características geográficas
 • Total 42 100 km²
 • Total 1 521 420
Informações
Fuso horário UTC+4
Outras informações
Língua oficial Russo e udmurte
IDH (2010) 0,828 (24.º) – muito alto[1]
Código ISO 3166-2 RU-UD
www.udmurt.ru
A catedral Sviato Mihailovski em Ijevsk.

A Udmúrtia (russo: Удму́ртия, tr. Udmúrtia; em udmurte: Удмуртия, tr. Udmurtia), oficialmente República da Udmúrtia (russo: Удмуртская Республика, tr. Udmurtskaia Respublika; em udmurte: Удмурт Республика, tr. Udmurt Respublika) é uma divisão federal da Federação da Rússia. Tem cerca de 1 570 000 habitantes e uma área de aproximadamente 42 000 km². Sua capital é a cidade de Ijevsk.

História[editar | editar código-fonte]

Os udmurtes são mencionados pelos historiadores árabes Amade ibne Fadalane (921) e Abuçaíde de Balchi (950) como vizinhos búlgaros do rio Idel. Assim, os udmurtes estavam sob a influência da Bulgária do Volga.

Em meados do segundo milênio, os udmurtes começaram a se estabelecer no vale do rio Tcheptsa, desde a foz até a nascente do rio. Começaram a fixar-se ali desde o século X. Além disso, os udmurtes mantiveram contatos com mercadores árabes e russos. O Estado russo exerceu influência cultural e política sobre a Udmúrtia do norte. Por volta do século XVI, o norte da região quase se tornou parte do Estado russo.

Durante a invasão mongol da Bulgária do Volga de 1237, os mongóis também conquistaram a terra onde a maioria dos udmurtes viviam. Eles tinham de pagar impostos anuais para o khan de Cazã. Nessa época, algumas tribos udmurtes foram misturadas com os tártaros, e essas pessoas, ainda usando a língua udmurte, foram chamados besermaans.

Os udmurtes lutaram com os tártaros contra os príncipes moscovitas até 1552, quando o Canato de Cazã foi conquistado e destruído pelos russos. Em 1553–1557, os udmurtes se rebelaram contra os russos. Em 1582 uma nova rebelião ocorreu. Os russos tinham a fazer, a partir de Moscovo, uma aventura armada contra os rebeldes. Uma nova revolta começou de novo em 1592, juntamente com os Maris.

Século XX[editar | editar código-fonte]

O primeiro empreendimento industrial no que é hoje a Udmúrtia foi a estatal Votkinsk Zavod, fundada como um arsenal de armas, na margem oeste do rio Kama. Em 4 de novembro de 1920, foi formado o oblast de Votsk. Em 1 de janeiro de 1932, foi rebatizado como Oblast Autônomo da Udmúrtia, que foi então reorganizado na República Socialista Soviética Autónoma Udmurte em 28 de dezembro de 1934. Durante a Grande Guerra Patriótica de 1941–1945, muitas fábricas industriais foram retiradas da Ucrânia para a fronteira oeste da Udmúrtia, aumentando consideravelmente a população de etnia russa na república.

A República da Udmúrtia na sua forma actual, existe desde 20 de setembro de 1990.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Udmurt03.png

A república está situada na Rússia europeia, na porção leste da planície do Leste Europeu, entre os rios Kama e Viatka. Faz fronteira com o oblast de Kirov, o krai de Perm, com as repúblicas do Bascortostão e do Tartaristão.

O principal rio é o Kama. E embora não haja grandes lagos na república, há uma parte do Reservatório Votkinsk no território udmurte. Há ainda reservas de petróleo.

Economia[editar | editar código-fonte]

A república é industrializada. As formas de indústrias mais desenvolvidas são a construção de máquinas, químicas, de petróleo e de gás. Em Ijevsk está localizada a principal fabricante de fuzis Ak-47.

A república também possui um potencial na indústria electrónica e nanotecnologia.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Na Udmúrtia, há oito teatros profissionais, a Sociedade Filarmónica e mais de dez estaduais e numerosos museus públicos que contam sobre a história e a cultura da Udmúrtia e de seu povo.

Em termos de religião, a maioria da população é cristã ortodoxa. O xamanismo também é praticado.

Referências

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Udmúrtia
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.