Odin (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Odin
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Journey Into Mistery #83
(agosto de 1962)
Criado por Stan Lee
Larry Lieber
Jack Kirby
(Baseado no deus da mitologia nórdica)
Características do personagem
Alter ego Odin Borson
Espécie Deus nórdico
Terra natal Asgard
Afiliações Vingadores, Asgardianos
Parceria Thor
Habilidades Superforça, resistência,
durabilidade e longevidade,
portador da Força Odin
Manipulação de energia mágica
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Odin é um personagem fictício que aparece na Marvel Comics, ele possui 2 filhos: Loki (ilegítimo) e Thor (o preferido). Odin foi criado por Stan Lee.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Odin é o rei de Asgard, lar dos deuses nórdicos, terceiro filho de Bor e de Bestia, uma gigante de gelo. Ao nascer, recebeu um tratamento especial de seu pai que foi o rei anterior,para que o substitui-se. Quando Odin desceu ao reino de Midgard (Terra), desejou ficar com os mortais,mas este desejo desagradou Bor que por isso amaldiçoou a humanidade a uma existência de dor e sofrimento. Quando os Gigantes de Gelo ameaçavam invadir Asgard, Bor liderou um ataque para impedi-los ao lado de Odin. A vitoria estava garantida mas Bor caiu em uma armadilha fora de Asgard, forjada por um poderoso feiticeiro (futuramente descobriu-se que o feiticeiro era seu neto adotivo, Loki) que viajou para o passado,sabendo que não os poderia vencer em um combate direto, lançou-lhe um feitiço que tornou seu corpo em uma estátua de neve viva. Bor pediu que trouxessem um feiticeiro para usar um contra-feitiço para desfazer aquilo, mas Odin desejando ser rei o abandonou sem auxilio, quando lhe perguntaram sobre seu pai, Odin afirmou que o mesmo, havia perecido e ele era agora o novo rei de Asgard. O vento desfez Bor em neve. Odin a partir daquele evento toda vez que a neve cai houve a voz de seu pai lhe chamando. Como soberano sobre o reino dourado, Odin o comanda em um magnifico e majestoso palácio,embora Odin tenha tomado Frigga como sua esposa,desejou ter um filho com Jord (Gaea), este filho que teria qualidades que superariam a de qualquer asgardiano. Este se chamaria Thor. Em uma das suas numerosas batalhas,assassinou Laufey, rei dos Gigantes de Gelo, e adotou seu filho Loki por piedade e misericórdia, além dos dois, Odin tem como filhos biológicos, Vidar e Balder. No oitavo aniversário de Thor, o presenteou com o martelo Mjolnir. Odin inúmeras vezes testou Thor para ver se este era digno de substitui-lo,certa vez quando Thor desistiu da condição divina para viver com a humana Jane Foster que aos olhos de Odin era indigna de amá-lo pois o atrapalhou num de seus embates, desceu à Terra para resolver esta situação, mas erroneamente entregou metade de seus dons para Loki que comandaria Asgard temporariamente,Loki com suas novas capacidades lançou sobre Midgard, o gigante da tempestade Scagg e o demônio de fogo Surtur, Odin com a outra metade de seu poder, tranportou toda a humanidade para uma dimensão pacifica, e ao lado de Thor e Balder enfrentou os Surtur e Scagg e os derrotou,depois trouxe de volta a humanidade que desconhece até hoje estes eventos, por sua sabedoria e conhecimento que beiram a omnisciência, foi convocado para depor no tribunal que julgaria Reed Richards(Senhor Fantástico) como responsável pelos genocídios cometidos por Galactus ,mostrando a verdadeira função do Devorador de Mundos e inocentando o acusado.

Quando o alien Bill Raio Beta levanta o Mjolnir, Odin se vê obrigado à resolver com quem ficará o martelo. Propõe que uma batalha até a morte decida tal questão, porém ao final da batalha, ambos estavam vivos e derrotados. Assim Odin decide que a melhor forma de resolver o problema é criando um novo martelo, com igual poder para Bill, o Rompe-Tormentas. Quando Thor matou Loki, Odin o castigou e colocou Eric Masterson para substituí-lo como Thor. Eric estava desconfortável no papel. Quando Thor retornou, Odin mandou que a rompe-tormentas fosse dado a Eric, tornando assim o Trovejante.Foi morto ao defender Thor contra Surtur. Desde então, no além vida, Odin é fadado a lutar com Surtur onde os dois desferem mortalmente um ao outro diariamente. Assim, Odin mantém Surtur morto e protege assim os vivos dessa ameaça.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.