Omar Rodríguez-López

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Omar Rodríguez-López
Omar Rodríguez-López
Informação geral
Nome completo Omar Alfredo Rodríguez-López
Nascimento 1 de setembro de 1975 (48 anos)
Origem Bayamón, Porto Rico
Gênero(s) rock experimental, rock progressivo, rock psicodélico, jazz fusion
Instrumento(s) Guitarra, baixo, vocais, sintetizador, piano
Afiliação(ões)

Omar Alfredo Rodríguez-López (nascido em 1º de Setembro de 1975) é um multi-instrumentista, produtor, escritor, ator e diretor cinematográfico natural de Bayamón, Porto Rico. Ele é conhecido por ter sido guitarrista, produtor e líder do grupo de rock progressivo The Mars Volta, guitarrista na banda de post-hardcore At the Drive-In e também por participar de inúmeros projetos, como Bosnian Rainbows, De Facto e Antemasque.

Também se lançou em carreira solo, tanto em estúdio como em performances ao vivo, frequentemente designada como experimental, avant-garde ou progressiva, e que tem a colaboração de numerosos artistas, incluindo John Frusciante.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Rodríguez-López nasceu em Porto Rico[1] e cresceu em El Paso, Texas, mas viveu parte da sua infância na Carolina do Sul. Ele toca baixo desde os 12 anos de idade, mas seguidamente trocou para guitarra aos 15 porque "precisava de mais cordas".[2] Foi por esta altura que Rodríguez-López conheceu Cedric Bixler-Zavala enquanto praticava com o seu amigo Paul Hinojos. Desde então, Rodríguez-López tem passado a maioria do seu tempo vivendo e trabalhando com o seu amigo próximo Bixler-Zavala. Durante este tempo ele, frequentemente, colaborou com os seus amigos e futuros companheiros de banda em El Paso, que incluia pessoas como Paul Hinojos, Cedric Bixler-Zavala, Julio Venegas e mais tarde Jeremy Michael Ward. Ele frequentou a Coronado High School em El Paso.

At the Drive-In (1996-2001)[editar | editar código-fonte]

Rodriguez-Lopez ingressou no At the Drive-In em meados de 1996, onde atuou como baixista. Eles então gravaram seu primeiro álbum de estúdio, Acrobatic Tenement, depois de fecharem um contrato com a Flipside Records. Com a absência de Jim Ward em 1997, Omar então assume o posto de guitarrista e a banda grava mais dois álbuns de estúdio e dois EPs. Em 2001, Rodriguez-Lopez e Bixler-Zavala deixam o At the Drive-In para trabalhar em novos projetos, deixando a banda em "hiato indefinido".

De Facto e The Mars Volta (2001-2012)[editar | editar código-fonte]

Rodriguez-Lopez e Bixler-Zavala se uniram a Jeremy Michael Ward and Isaiah "Ikey" Owens para formar a banda de dub De Facto, a qual já havia começado alguns anos antes do fim do At the Drive-In. Eventualmente a banda se expandiria e se tornaria o The Mars Volta, comandada por Rodriguez-Lopez. Eles então lançam o primeiro EP, Tremulant em abril de 2002, e em seguida gravam seu primeiro álbum de estúdio, De-Loused in the Comatorium, que acabou se tornando o maior sucesso da banda. O grupo continuaria gravando e realizando turnês até o seu fim em 2012.

Carreira solo e outros projetos (2001-atualmente)[editar | editar código-fonte]

Após o término do At the Drive-In, Omar passou a produzir seu próprio material sozinho, além de trabalhar em projetos como De Facto e The Mars Volta. Seu primeiro álbum solo, A Manual Dexterity: Soundtrack Volume One foi gravado em 2001 com alguns overdubs gravados em 2004. O álbum foi planejado para ser usado como trilha sonora de um filme que Omar estava produzindo, porém, devido a problemas legais, o filme nunca foi publicado, e sua trilha sonora foi lançada em agosto de 2004.

Em 2005, Omar mudou-se para Amsterdam, onde gravou uma série de álbuns que foi intitulada "Amsterdam series".

Ainda em 2005, formou o Omar Rodriguez Lopez Quintet que contava com Omar na guitarra, seu irmão Marcel Rodríguez-López na bateria, Juan Alderete no baixo, Adrián Terrazas-González no saxofone, clarinete, flauta e percussão e Money Mark nos teclados e sintetizadores. Mais tarde este quinteto se renomearia para Omar Rodriguez Lopez Group e passaria por severas mudanças em sua composição ao longo dos anos. Outros grupos também foram criados por Omar, como El Grupo Nuevo de Omar Rodriguez Lopez e El Trío de Omar Rodríguez-López.

Rodriguez-Lopez lançou inúmeros álbuns entre 2004 e 2013, quando deu uma pausa em sua carreira solo para formar e produzir outras bandas, como Bosnian Rainbows e Le Butcherettes. Em julho de 2016, a Ipecac Recordings anunciou que estaria lançando 12 álbums gravados por Omar até o mês de dezembro. A maioria destas gravações foram realizadas entre 2008-2013. Em dezembro, quando o último álbum da série havia sido lançado, uma nova série foi anunciada para o ano de 2017.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Carreira solo
Colaborações
Com o Startled Calf
Com o At the Drive-In
Com o De Facto
Com The Mars Volta
Com Le Butcherettes
Com o Bosnian Rainbows
Com o Kimono Kult
  • Hiding in the Light (2014)
Com o Antemasque
Com o Crystal Fairy
Participações especiais
Como produtor


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 23 de fevereiro de 2017. Arquivado do original em 9 de fevereiro de 2009 
  2. «The Mars Volta». Mixonline.com. 1 de setembro de 2003. Consultado em 16 de Março de 2011. Arquivado do original em 8 de março de 2011 


Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.