Saltar para o conteúdo

Ordem DeMolay: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 65: Linha 65:
Segundo grau da Ordem, alcançado pelos DeMolays esforçados, que após demonstrarem merecimento e também a Ordem DeMolay divide seus membros através de conhecimentos adquiridos na convivência capitular e estudos pertinentes a cada grau. A aquisição dos graus varia de acordo com requisitos pré-estabelecidos, tais como idade mínima, tempo decorrido após a iniciação e mérito no cumprimento das tarefas oferecidas pelo grau em que se encontra.
Segundo grau da Ordem, alcançado pelos DeMolays esforçados, que após demonstrarem merecimento e também a Ordem DeMolay divide seus membros através de conhecimentos adquiridos na convivência capitular e estudos pertinentes a cada grau. A aquisição dos graus varia de acordo com requisitos pré-estabelecidos, tais como idade mínima, tempo decorrido após a iniciação e mérito no cumprimento das tarefas oferecidas pelo grau em que se encontra.


===Graus ou Ordens de Cavalaria===


[[Imagem:Convento.gif|border|frame|right|Brasão Da Ordem da Cavalaria]]

A Ordem DeMolay possui como um de seus inúmeros objetivos a formação dos líderes do amanhã. Para tanto, a lapidação do cárater e o conhecimento se tornam indispensáveis. Resgatando lições antigas, utilizando conhecimentos adquiridos e incentivando a busca de maior saber, a Ordem DeMolay oferece condições para que o jovem possa facilmente liderar qualquer tipo de empreendimento e desempenhar todas as funções exigidas a ele em qualquer campo e nível social.

O Convento (ou Priorado) da Ordem da Cavalaria aparece como uma etapa complementar na Ordem DeMolay e é de grade nobreza para os Cavaleiros Investidos. Os Nobre Cavaleiros são DeMolays reconsagrados, que atuam em todos os campo de atividades - em posições de liderança na Ordem DeMolay.

Os DeMolays mais velhos possuem muitos interesses que são diferentes dos interesses dos mais jovens. Qualquer coisa que os DeMolays mais velhos gostem de fazer, os Nobres Cavaleiros são capazes de fornecer, como diversão, festas, jantares e outras atividades em grupo. Tio Land disse, "Os Nobres Cavaleiros não é um grau honorário ou prêmio. Novas fronteiras devem ser desbravadas - quem irá ?"

Assim como a Maçonaria possui o Corpo de Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a DeMolay possui um segundo corpo de jovens denominado Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, que é constituida por duas Ordens: a Ordem da Cavalaria e a Ordem do Ébano.

Estas duas Ordens possuem seus próprios Segredos e os Cavaleiros (chamados de Sir) se reúnem em Conventos (ou Priorados) (e não em [[Capítulos (Ordem DeMolay)|Capítulos]]). Para ser admitido no Priorado, o jovem DeMolay precisa ter entre 17 e 21 anos.

Os propósitos do Priorado são:

* Estender e servir à Ordem DeMolay e seus [[Capítulos (Ordem DeMolay)|Capítulos]];
* Manter o interesse ativo dos DeMolays mais velhos;
* Prover um programa para os membros do Priorado;
* Acima de tudo, dar o exemplo para todos os DeMolays.
* Ser bom e gentil com os membros da ordem
As atividades do Priorado se baseiam em três pilares: Serviço Social, Serviço Maçônico e Serviço DeMolay.


==O patrocínio DeMolay==
==O patrocínio DeMolay==

Revisão das 14h12min de 6 de dezembro de 2008

Predefinição:Rigor

Ficheiro:BRASAO DEMOLAY2.jpg
Brasão da Ordem DeMolay

A Ordem DeMolay é uma organização filosófica e fraternal, para jovens - do sexo masculino - com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos, fundada nos Estados Unidos em 1919 pelo maçom Frank Sherman Land. É patrocinada e apoiada pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede o espaço de seu templo para as reuniões dos "Capítulos", denominação da célula da organização.

A Ordem é inspirada na história e exemplo de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre (cargo mais alto da hierarquia) da Ordem dos Templários, nascido no século XIII, morto no século XIV, perseguido pela Inquisição da Igreja Católica e executado por ordem do Rei Filipe IV de França, por não entregar seus companheiros ou faltar com fidelidade a seus juramentos.

Há cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O jovem DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado "Sênior DeMolay" e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, distribuídos em mais de setecentos capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente.

No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em: Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Portugal.

A Ordem DeMolay não garante a entrada de seus membros à Maçonaria. Seus membros podem pertencer à qualquer religião, desde que acreditem na existência do Pai Celestial.

Princípios

Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos que são considerados pela Ordem diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.

A Ordem se baseia nas chamadas "Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay", que são:

  • Amor filial;
  • Reverência pelas Coisas Sagradas;
  • Cortesia;
  • Companheirismo;
  • Fidelidade;
  • Pureza;
  • Patriotismo;

Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:

Assim prescreve a ética de um DeMolay:

  • Um DeMolay serve a Deus;
  • Um DeMolay honra todas as mulheres;
  • Um DeMolay ama e honra seus pais;
  • Um DeMolay é honesto;
  • Um DeMolay é leal a ideais e amigos;
  • Um DeMolay executa trabalhos honestos;
  • Um DeMolay é cortês;
  • Um DeMolay é sempre um cavalheiro;
  • Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;
  • Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;
  • Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;
  • A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;
  • Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.

Graus

Assim como a Maçonaria possui o Corpo das Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a Ordem DeMolay também se divide em dois Corpos. O primeiro, envolve os dois primeiros Graus: o Grau Iniciático e o Grau DeMolay, podendo ser comparado às Lojas Simbólicas, e um segundo Corpo denominado de Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay (Nobres Cavaleiros) que é constituído por duas Ordens: a Ordem da Cavalaria e a Ordem do Ébano, podendo ser comparado às Lojas de Perfeição, pois da mesma forma que essas, enfatiza o lado filosófico e esotérico da Ordem.

Os graus ritualísticos são os dois graus básicos da Ordem DeMolay: o Iniciático e o DeMolay. Os DeMolays desses graus trabalham em Capítulos DeMolay.

Grau Iniciático

Primeiro grau da Ordem DeMolay, onde os DeMolays recém iniciados ingressam quando são admitidos em um Capítulo e passam pela Cerimônia de Iniciação.

O Primeiro Grau DeMolay, chamado Grau Iniciático, é baseado nas Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. O ingresso à Ordem exige do candidato ao menos um esboço dessas Sete Virtudes, sendo esse Grau, responsável por esculpi-las e valoriza-las, fazendo com que o jovem as honre e dignifique ainda mais em sua vida diária. É ainda nesse Grau que o jovem possui o primeiro contato com o esoterismo oferecido pela Ordem, através de toda a simbologia embutida na disposição dos objetos dentro da Sala Capitular, nos Oficiais das sessões e em seus paramentos, e principalmente na ritualística que rege as sessões. É durante esse Grau que ocorre o contato de maior valor com a Ordem, pois se define a qualidade que terá o jovem como DeMolay ativo. Portanto, despertar o interesse sobre a Ordem da forma correta é um trabalho delicado e muito importante, para que se tenha resultados dos ensinamentos oferecidos por ela no dia a dia de seus membros, tornando o mundo melhor a sua volta.

Grau DeMolay

Segundo grau da Ordem, alcançado pelos DeMolays esforçados, que após demonstrarem merecimento e também a Ordem DeMolay divide seus membros através de conhecimentos adquiridos na convivência capitular e estudos pertinentes a cada grau. A aquisição dos graus varia de acordo com requisitos pré-estabelecidos, tais como idade mínima, tempo decorrido após a iniciação e mérito no cumprimento das tarefas oferecidas pelo grau em que se encontra.


O patrocínio DeMolay

Cada Capítulo DeMolay deve ser patrocinado por um grupo reconhecido de maçons. Pode ser uma Loja Simbólica, um Corpo Filosófico, uma Grande Loja ou mesmo um clube ou grupo maçônico similar. Um Capítulo DeMolay também pode ser patrocinado por um grupo de maçons que se reúnem para esse propósito especial, como por exemplo, um "Clube do Esquadro e Compasso".

O patrocínio maçônico permite aos Capítulos DeMolay, utilizarem seus prédios e templos para as suas atividades, além de contarem com a consagrada liderança dos maçons. A supervisão imediata de cada Capítulo DeMolay está nas mãos de um Conselho Consultivo, sendo este composto de maçons e Sêniores DeMolay onde é obrigatório de acordo com a Constituição que o Presidente do Conselho Consultivo seja um Maçom.

Como participar da Ordem DeMolay

Para que um jovem participe da Ordem DeMolay, é preciso que o mesmo seja indicado por um membro ativo da Ordem. O jovem escolhido deve ser destaque no meio onde vive, e preencher as características necessárias:

  • Ter entre 12 anos completos, e 21 incompletos;
  • Possuir, ao menos, grande maioria das virtudes defendidas pela Ordem;
  • Sendo indispensável que creia em um ser superior (independente de religião);
  • Ser indicado por um membro ativo do Capítulo (Unidade administrativa da Ordem;
  • Ser uma pessoa de caráter e ética;

Os candidatos ao ingresso na Ordem DeMolay não são escolhidos aleatóriamente. Passam por um rigoroso processo de seleção, e serão informados de sua indicação apenas após serem aprovados.

Não é necessario ser um DeMolay para ser um jovem util a sociedade, Mas para ser um DeMolay é necessario ser um jovem util a sociedade.

Ver também