Ordem DeMolay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ordem DeMolay
Bandeira DeMolay
Países onde a Ordem DeMolay está presente
Dados gerais
Tipo de organização Para-maçônica, filosófica, filantrópica
Fundador Frank Sherman Land
Data de fundação 24 de março de 1919 (103 anos)
Local de fundação Estados Unidos Kansas City, MO
Mártir Jacques de Molay
Diretório DeMolay Internacional
Sede Kansas City, MO
Órgão patrocinador Maçonaria
Países  Albânia
 Alemanha
 Aruba
 Argentina
 Austrália
 Bolívia
 Brasil
 Bósnia e Herzegovina
 Canadá
 Croácia
Equador
 Grécia (afiliado à jurisdição da Romênia)
 Estados Unidos
 França
 Itália
 Japão
 México
 Panamá
 Paraguai
 Peru
Filipinas
Roménia
 Sérvia
Uruguai
Número de membros 4 milhões em todo o mundo[1]
Página oficial demolay.org

A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta fundada por Frank S. Land a partir de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos incompletos. É uma organização para-maçônica fundada nos Estados Unidos, em 24 de março de 1919, patrocinada e mantida pela Maçonaria,[2] que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolay, Priorados da Ordem da Cavalaria e Castelos da Ordem dos Escudeiros — denominações das células da organização.

A Ordem é inspirada no exemplo dado pelo martírio do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 queimado na fogueira junto a seu preceptor Geoffrey de Charney, por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos, etc. Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao estado francês.

A Ordem DeMolay possui cerca de 4 milhões de membros em todo o mundo[3] e mais de 110 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade é denominado de “Sênior DeMolay”, perdendo seu direito a voto no Capítulo e Priorado, não sendo mais permitido que ocupe cargos ritualísticos, e podendo se filiar à Associação DeMolay Alumni Brasil (ADAB). No Brasil existem mais de mil Capítulos, distribuídos por todos os Estados da federação e no Distrito Federal.

No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em vários países, estando presente na Alemanha, Albânia, Argentina, Aruba, Austrália, Bolívia, Brasil, Bósnia, Canadá, Croácia, Equador, Estados Unidos, Filipinas, França, Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru, Romênia, Sérvia e Uruguai.[4]

No dia 8 de abril de 2008, o estado de São Paulo estabeleceu o Dia do DeMolay, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março (embora a Ordem DeMolay tenha sido criada no dia 24 de março de 1919, a sua comemoração é feita seis dias antes, a fim de que a data possa coincidir com o martírio de Jacques de Molay). Em 19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal nº 12.208[5] que insituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo paulista, sendo que a escolha da data marca o falecimento de Jacques de Molay, herói e mártir que inspirou o nome da Ordem.

Referências

  1. «What Is DeMolay? - DeMolay International». DeMolay International (em inglês). Consultado em 22 de fevereiro de 2018 
  2. E. Duncan, Ewing (1994). Hi Dad. [S.l.]: SCIOD. 211 páginas 
  3. «DeMolay International History». DeMolay International (em inglês). Consultado em 6 de fevereiro de 2020 
  4. «History - DeMolay International Celebrates its Centennial Year». DeMolay International (em inglês) 
  5. Brasil. «Lei nº 12.208, de 19 de janeiro de 2010». Consultado em 8 de fevereiro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]