Ordem mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O conceito de ordem mundial refere-se ao equilíbrio internacional de poder, envolvendo as grandes potências, com suas áreas de influência, e disputas comerciais, políticas, diplomáticas e culturais entre os Estados ou países.

Podemos também definir Ordem Mundial como a forma pela qual se estruturam e ocorrem as relações de poder mundial. Exemplo: durante a Guerra Fria, dominava a bipolaridade, em que o poder era disputado entre Estados Unidos e União Soviética. A partir da década de 1990, temos a multipolaridade, na qual o poder mundial está dividido entre blocos econômicos. A Nova Ordem Mundial correponderia, portanto, a um mundo multipolar, caracterizado por um intenso processo de urbanização, onde se defrontam interesses diversos concorrentes e frequentemente antagônicos. Essa nova condição não tem precedentes históricos, sendo por isso objeto de intensa especulação e conjecturas por parte de estudiosos, especialmente das áreas de economia e política, suscitando também o surgimento de teorias conspiratórias mais ou menos fantasiosas acerca de grandes manobras engendradas por membros da elite política e econômica, visando manipular e controlar os destinos do planeta.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre política é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.