NOW

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

NOW, acrônimo de National Organization of Women (em português, 'Organização Nacional de Mulheres'), é uma entidade feminista estadunidense fundada em 1966, por Pauli Murray e Betty Friedan, entre outras,[1] com o objetivo lutar pelos direitos femininos e promover a igualdade de gênero.[2] A organização tem 550 capítulos distribuídos por todos os 50 estados americanos e no Distrito de Columbia.[3]

Uma de suas principais lutas é pela aprovação da emenda da igualdade de direitos (Equal Rights Amendment, ERA ), que garante às mulheres americanas direitos iguais aos dos homens. Apesar dos esforços da NOW, a emenda ainda não foi ratificada. Entretanto, a organização continua pressionando o congresso em sucessivas legislaturas, além de se manifestar através da mídia, em favor da aprovação da emenda.

Seus objetivos atuais são a luta política para a participação das mulheres em todos os setores da sociedade e a implementação de idéias feministas, como o fim da violência contra mulheres, garantir a igualdade de tratamento declarada na Constituição, defesa dos direitos das lésbicas, promoção da diversidade e combate ao racismo.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Organizações não governamentais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.