Saltar para o conteúdo

Os Amantes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a banda, veja Os Amantes (banda).
Les amants
Os Amantes (PRT/BRA)
 França
1958 •  p&b •  88 min 
Género drama
Direção Louis Malle
Roteiro Louis Malle
Louise de Vilmorin
Elenco Jeanne Moreau
Alain Cuny
Jean-Marc Bory
Judith Magre
Idioma francês

Les amants (pt: Os Amantes[1]/br: Os Amantes[2], ou Amantes[3]) é um filme francês de 1958, do gênero drama, dirigido por Louis Malle.

Quando lançado, o filme causou muita polêmica entre setores conservadores da sociedade e a fúria da Igreja Católica em todo mundo. A obra de Malle teve problemas para ser exibido em vários países, dentre os quais a França, os Estados Unidos e o Brasil. Jeanne Moreau, que estrelara Ascensor para o Cadafalso, do mesmo diretor, novamente foi a musa desta ousada obra de Malle. A atuação da estrela do cinema francês escandalizou seu país.

Apesar de lançado em 1958, o filme só chegou ao Brasil na década de 1960, sendo alvo de processo criminal da Confederação de Famílias Cristãs, que conseguiu proibir o filme. A censura mobilizou a imprensa, levando o crítico Paulo Emílio Salles Gomes a escrever vários artigos para desprestigiar a atitude da confederação.[4]

Jeanne Tournier, 30 anos, é a esposa de um diretor de jornal de Dijon, Henri Tournier. Entediada, ela começa a fazer visitas frequentes a Maggy, uma amiga de infância que agora vive em Paris, onde conhece o playboy Raoul. Ao suspeitar que o marido a trai com a secretária, Jeanne intensifica as visitas e deixa a filha pequena cada vez mais aos cuidados de uma babá. Henry desconfia e a manda convidar para um jantar Maggy e Raoul, de quem ela já se tornara amante com o apoio da amiga. No dia do encontro, o carro quebra e Jeanne pede auxílio a Bernard, um arqueólogo que vinha pela estrada. Ele a leva até a casa, onde o marido insiste para que fique para jantar também. Durante a refeição, Jeanne se irrita tanto com o marido como com o amante ao mesmo tempo que se sente atraída por Bernard que mostra desprezo pela vida frívola parisiense e pela provinciana de Dijon. E os dois começam uma nova relação.

Principais prêmios e indicações

[editar | editar código-fonte]

Festival de Veneza 1958 (Itália)

  • Louis Malle recebeu o Prêmio Especial do Júri.
  • Indicado ao Leão de Ouro.

Referências

  1. «Os Amantes». no CineCartaz (Portugal) 
  2. Os Amantes no CinePlayers (Brasil)
  3. Amantes no AdoroCinema
  4. MACHADO, Tiago Mata (28 de setembro de 2001). «Personagem perde a vida por polidez». Folha de S.Paulo, caderno Ilustrada. Consultado em 13 de abril de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme francês é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.