Oswald Veblen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Oswald Veblen
Matemática
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 24 de junho de 1880
Local Decorah
Morte 10 de agosto de 1960 (80 anos)
Local Brooklin
Atividade
Campo(s) Matemática
Orientador(es) Eliakim Hastings Moore
Orientado(s) James Alexander, Alonzo Church, Philip Franklin, Harold Hotelling, Robert Lee Moore, John Henry Constantine Whitehead

Oswald Veblen (Decorah, 24 de junho de 1880Brooklin, 10 de agosto de 1960) foi um matemático, geómetra e topólogo estadunidense

Em cujo trabalho se encontra aplicação à física atômica e à teoria da relatividade. Provou o teorema da curva de Jordan, em 1905.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou seus estudos em Iowa City. Graduou-se na Universidade de Iowa, onde recebeu um A.B. em 1898, e na Universidade de Harvard, onde foi concedido um segundo B.A. em 1900. Para seus estudos de pós-graduação, foi estudar matemática na Universidade de Chicago, onde obteve um doutoramento em 1903. Sua dissertação, um sistema dos axiomas para a geometria, foi escrita sob a orientação de Eliakim Hastings Moore.

Ensinou matemática na Universidade de Princeton de 1905 a 1932. Em 1926 foi nomeado Professor de Matemática da cátedra Henry B. Fine. Em 1932 ajudou a organizar o Instituto de Estudos Avançados de Princeton, renunciando ao seu posto de professor para transformar-se no primeiro professor no instituto naquele mesmo ano. Manteve sua cátedra no instituto até se tornar professor emérito em 1950.

Morreu em Brooklin, Maine. Após sua morte a American Mathematical Society criou um prémio em sua homenagem, Prêmio Oswald Veblen de Geometria. É concedida a cada três anos, e é a concessão de maior prestígio no reconhecimento de pesquisas em geometria.