Pérotin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pérotin
Nascimento 1160
Paris
Morte 1230
Reino da França
Cidadania França, Reino da França
Ocupação compositor, musicólogo(a)órgão
Movimento estético música clássica

Pérotin (c. 1160Paris, c. 1236) foi um compositor nascido na França, que fez parte da Escola de Notre-Dame. Não há informações biográficas acerca desse músico genial. Sabe-se apenas que esteve ligado à nova Catedral de Notre-Dame de Paris (cuja construção viu ser acabada) na qualidade de compositor de órganons: desempenhou, portanto, funções análogas às de mestre de capela, entre 1180 e 1230, aproximadamente.

Em volta de Pérotin e de seu predecessor, Léonin, devem ter gravitado numerosos alunos anônimos, dos quais foram encontrados algumas obras e que são designados pelo nome genérico de Escola de Notre-Dame.

Estes músicos cultivaram os gêneros do órganon (2, 3 ou 4 partes, das quais só uma, em valores longos, retirada da literatura, tem texto), do moteto (derivado do órganon e no qual a voz principal, ou tenor, é instrumental, sendo as vozes organais cantadas sobre um texto, em estilo silábico) e de conductus (forma mais rudimentar, na qual o tenor é, geralmente, uma melodia profana e todas as partes, menos o triplum, são em estilo silábico). Entretanto só se podem atribuir, com certeza, a Pérotin, 4 órganons e 4 conducti.

Pérotin - órganon Quid tu vides (versão instrumental midi)
Pérotin - seção do moteto Sederunt principes (versão instrumental midi)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Uma excelente gravação do órganon de Pérotin Viderunt omnes pelo Hilliard Ensemble está disponível aqui
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) compositor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.