Manique do Intendente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Póvoa de Manique)
Portugal Manique do Intendente 
  Freguesia portuguesa extinta  
Centro histórico de Manique do Intendente, a Praça dos Imperadores
Centro histórico de Manique do Intendente, a Praça dos Imperadores
Centro histórico de Manique do Intendente, a Praça dos Imperadores
Símbolos
Brasão de armas de Manique do Intendente
Brasão de armas
Localização
Manique do Intendente está localizado em: Portugal Continental
Manique do Intendente
Localização de Manique do Intendente em Portugal Continental
Mapa
Mapa de Manique do Intendente
Coordenadas 39° 13' 16" N 8° 53' 37" O
Município primitivo Azambuja
Município (s) atual (is) Azambuja
Freguesia (s) atual (is) Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa
História
Extinção 28 de janeiro de 2013
Características geográficas
Área total 35,97 km²
População total (2011) 1 216 hab.
Densidade 33,8 hab./km²
Outras informações
Orago São Pedro

Manique do Intendente é uma vila portuguesa, sede da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa do Município da Azambuja.

Entre 1791 e 1836, Manique do Intendente foi sede de concelho, passando desde então e até 2013 a ser sede de freguesia.

À data da sua extinção, a Freguesia de Manique do Intendente tinha 35,7 km² de área e 1216 habitantes (2011), e, por isso, uma densidade populacional de 34,1 hab./km². Esta freguesia era limitada a oeste por Alcoentre, a sul pela Maçussa, a norte por Arrouquelas e a este por Vila Nova de São Pedro.

Manique do Intendente dista 11 Km da cidade do Cartaxo, 20 Km de Santarém e 56 Km de Lisboa. Os principais acessos rodoviários à vila são:

População[editar | editar código-fonte]

População da freguesia de Manique do Intendente [1]
1864 1878 1890 1900 1911 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1981 1991 2001 2011
1 765 2 176 2 479 2 864 3 212 2 434 2 505 2 911 3 099 2 872 2 238 2 115 1 374 1 392 1 216

História[editar | editar código-fonte]

Durante a Idade Média e Moderna, esta freguesia chamava-se Alcoentrinho, em correlação com a vizinha Alcoentre. J. Diogo Correia aponta na sua obra Toponímia do Concelho de Cascais a existência de uma povoação chamada, até à mudança para o seu nome atual, de São Pedro da Arrifana.[2]

Em 11 de Julho de 1791, a rainha D. Maria I concede ao seu intendente geral da polícia, Diogo Inácio de Pina Manique este lugar, o qual se passa a chamar, em sua honra, de Manique do Intendente, tornando-o vila sede de concelho. Porém, em 1836, foi extinto pelas reformas liberais de Passos Manuel, tendo sido integrado no concelho de Alcoentre (o qual também viria a ser extinto em 1855), e perdendo o estatuto de vila.

Em 1924, foi desanexada desta freguesia a vizinha Vila Nova de São Pedro e, em 4 de Outubro de 1985, foi criada a freguesia da Maçussa, também por desanexação de Manique do Intendente.

Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Vila Nova de São Pedro e Maçussa, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa da qual é sede.[3]

Diogo Inácio de Pina Manique pretendia fazer de Manique do Intendente uma majestosa cidade planificada de cunho neoclássico, exemplo do despotismo esclarecido, que se tornaria sede de concelho e até, talvez no futuro, capital de Portugal. Segundo o plano urbano estabelecido, o centro da povoação seria uma imponente praça de formato hexagonal (baptizada de Praça dos Imperadores), de onde irradiariam seis extensos arruamentos (baptizados com nomes de imperadores Romanos). O plano também estabelecia a construção de um palácio senhorial para residência do próprio Intendente Pina Manique.

A concretização do plano urbanístico foi interrompida com morte de Pina Manique. A praça dos Imperadores foi construída mas, dos imponentes edifícios que a deveriam rodear, apenas foi edificada a neoclássica Casa da Câmara, limitando-se os restantes a casas simples. Apenas foi construída a parte inicial das vias irradiantes previstas que, apesar de pomposamente chamadas de Ruas de César, de Augusto, de Trajano, de Sertório e de Justiniano, nunca chegaram a passar de pequenas travessas. Do palácio de Pina Manique apenas foi concluída a capela, que se tornou a igreja matriz da vila, e parte da sua imponente fachada. Uma ponte (Ponte D.Maria) também da mesma altura dos anteriores monumentos, cuja tinha como objectivo ser um "tapete vermelho" para o palácio, também não foi acabada, sendo que os habitantes construíram casas no local em que seria esta estrada.

Apesar do plano urbano de Manique do Intendente só ter ficado pelo princípio, a vila ainda hoje surpreende o visitante desprevenido, que nunca esperaria encontrar aquela grandiosidade arquitectónica numa povoação tão exígua do interior rural.

Palácio Pina Manique, actual igreja

Lugares[editar | editar código-fonte]

Os habitantes dividem a localidade em várias partes que antigamente, antes da colocação do nome das ruas, se utilizavam: Carvalho, Arrifana, Ilhas, Manique do Intendente, Minas, Póvoa de Manique, Póvoa do Intendente, Vale do Estacal, Vale da Guerra e Vale Púcaros.

De momento, os únicos lugares que são consideradas lugares pertencentes à vila são:

  • Carvalho
  • Póvoa de Manique
  • Póvoa do Intendente (Quinta da Horta)
  • Moita do Lobo
  • Arrifana
  • Casais dos Balanchos

Os restantes lugares foram anexados à vila, no entanto, muitas das ruas ou bairros existentes, mantêm esses mesmos nomes.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A vila situa-se num vale, possuindo no geral um terreno pouco acidentado. A sul da vila existe um pequena curso de água, denominado de Ribeira do Judeu e, também a sul, um paúl. No entanto outros cursos de água menores encontram-se no interior de Manique.

O paúl de Manique tem atraído os olhares de muitos, devido a ser uma zona húmida que atraí centenas de diferentes espécies. Este importantíssimo ecossistema tem sido alvo da atenção e de melhorias do concelho, para que seja possível não só a sua conservação, como também tirar partido do mesmo para sensibilização ambiental, turismo ecológico e rural, e também em termos de investigação.

Recentemente, ocorreu a limpeza do leito do mesmo[4] e foi criado um passadiço e um posto de observação de vida selvagem[5], além da criação do projecto PaulNatura, financiado pela Câmara de Azambuja, e em parceria com outras entidades[6].

Educação, transportes e serviços[editar | editar código-fonte]

Manique do Intendente possui um ATL e a EBI de Manique do Intendente que lecciona até do 1º até 9º ano. O transporte dos alunos é encarregado pela rodoviária Tejo.

Festas, música, gastronomia e eventos[editar | editar código-fonte]

Em Manique os festeiros são responsáveis juntamente com outras entidades pela realização das Tasquinhas e das Festas em Honra de São Pedro, as quais se realizam respectivamente a partir de dia 20 de Abril e entre 15 e 20 de Agosto. Estas festas são caracterizadas pela forte presença da gastronomia regional e pela edição anual do Circuíto de Ciclismo de Manique do Intendente[7]. Nos últimos anos tem existido também algumas feiras e até conferências[8][9].

Desde 2016 que existe também um festival de música (Manifestival) que tem como objectivo dar a conhecer à população e a todo o público novas bandas e artistas que tocam diversos estilos musicais, desde rock, jazz, música clássica, música popular, etc[10].

Nos últimos anos, aquando dos festejos, tem sido promovido pela Câmara de Azambuja, o festival do torricado, um dos pratos tradicionais do concelho[11]. No entanto, existem pratos típicos da vila que são confeccionados de forma específica pelos habitantes, como as sopas de misturadas, velhozes, bolo de chouriço de sangue, arroz de favas com peixe, pão preto, entre outros.

O vinho também tem uma forte presença na vila, tendo que existem bastantes produtores de vinho na zona. Um dos mais conhecidos, e tão antigos quanto a localidade, são o vinhos da Quinta da Lapa[12].

Desde 2017, também tem sido realizado os trilhos Pina Manique, os quais trazem centenas de pessoas a percorrerem o meio rural desta vila, e no geral a todo o concelho, através de diversos circuitos para todos os gostos[13].

Património e turismo[editar | editar código-fonte]

Personalidades ilustres[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes
  2. Correia, J. Diogo (1964). Toponímia do Concelho de Cascais (PDF). Cascais: Câmara Municipal de Cascais. p. 42 
  3. Diário da República, 1.ª Série, n.º 19, Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro (Reorganização administrativa do território das freguesias). Acedido a 2 de fevereiro de 2013.
  4. Ribatejo, Mais (23 de outubro de 2019). «Mais de uma centena de voluntários em ação na limpeza de plásticos agrícolas do Paúl de Manique do Intendente». Mais Ribatejo. Consultado em 6 de agosto de 2020 
  5. Ribatejo, Mais (16 de abril de 2020). «Município de Azambuja cria posto de observação da Natureza no Paúl de Manique do Intendente». Mais Ribatejo. Consultado em 6 de agosto de 2020 
  6. «Início» (em inglês) 
  7. «CIRCUITO DE MANIQUE DO INTENDENTE». ASFIC RSJ 
  8. Braga, Zita Ferreira. «23ª Festa das Tasquinhas e Dia dos Sítios Históricos, em Manique do Intendente» 
  9. «Manique do Intendente em festa até 20 de Agosto». The best project ever. 
  10. «manifestival | MANIFESTIVAL 2017». manifestival (em inglês). Consultado em 28 de setembro de 2018 
  11. CMAzambuja, Gab Comunicação-. «Azambuja Terras do Torricado – calendário de eventos em 2020 - Câmara Municipal de Azambuja». www.cm-azambuja.pt. Consultado em 6 de agosto de 2020 
  12. «Quinta da Lapa – Vinhos do Tejo». Consultado em 6 de agosto de 2020 
  13. «HOME». trilhospinamanique. Consultado em 6 de agosto de 2020 
  14. «Herdade da Torre Bela - Ribatejo». Herdade da Torre Bela - Ribatejo. Consultado em 4 de outubro de 2018 
  15. «Quinta da Lapa» 
  16. «Herdade da Hera – Projetamos nos nossos sonhos o futuro». www.herdadedahera.pt. Consultado em 4 de outubro de 2018