Saltar para o conteúdo

Papagaios: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Colaborador Z (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 189.41.39.216 para a última versão por 189.114.28.35
Linha 48: Linha 48:
}}
}}


'''Papagaios''' é um [[município]] [[brasil]]eiro do [[estados do Brasil|estado]] de [[Minas Gerais]]. Sua população estimada em 2007 era de 15.140 habitantes.Papagaios está localizada há 151 km da Capital do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte. Suas principais vias de acessoa há capital são: BR-262,BR-431,BR-381,MG-060. Para se chegar ao Municipio:BR-262,MG-060. Papagaios pertence a bacia do Rio São Francisco, seus principais rios são: Rio Preto e Rio Paraopeba.
'''Papagaios''' é um [[município]] [[brasil]]eiro do [[estados do Brasil|estado]] de [[Minas Gerais]]. Sua população, segundo o CENSO IBGE 2010 era de 14.171 habitantes.Papagaios está localizada há 151 km da Capital do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte. Suas principais vias de acessoa há capital são: BR-262,BR-431,BR-381,MG-060. Para se chegar ao Municipio:BR-262,MG-060. Papagaios pertence a bacia do Rio São Francisco, seus principais rios são: Rio Preto e Rio Paraopeba.


'''A História de Papagaios'''
'''A História de Papagaios'''

Revisão das 13h09min de 14 de fevereiro de 2011

Papagaios
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico papagaiense
Localização
Localização de Papagaios em Minas Gerais
Localização de Papagaios em Minas Gerais
Localização de Papagaios em Minas Gerais
Papagaios está localizado em: Brasil
Papagaios
Localização de Papagaios no Brasil
Mapa
Mapa de Papagaios
Coordenadas 19° 26' 56" S 44° 44' 52" O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Municípios limítrofes Pompéu, Pitangui, Paraopeba, Curvelo e Maravilhas
Distância até a capital 144 km
História
Fundação 20 de janeiro de 1954
Administração
Prefeito(a) Mário Reis Filgueiras (PSDB, 2009–2012)
Características geográficas
Área total [1] 552,776 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 14 171 hab.
Densidade 25,6 hab./km²
Clima Não disponível
Altitude 718,28 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,736 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 146 035,926 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 9 655,91

Papagaios é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população, segundo o CENSO IBGE 2010 era de 14.171 habitantes.Papagaios está localizada há 151 km da Capital do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte. Suas principais vias de acessoa há capital são: BR-262,BR-431,BR-381,MG-060. Para se chegar ao Municipio:BR-262,MG-060. Papagaios pertence a bacia do Rio São Francisco, seus principais rios são: Rio Preto e Rio Paraopeba.

A História de Papagaios

A História de Papagaios é uma trama de acontecimento que chegam até nós por tradição, narrados às vezes pelos nossos antepassados, outras vezes registrados em documentos.

A origem do nome da cidade chegou ao nosso conhecimento, principalmente através de pesquisas feitas pelo professor Bernardino Machado com pessoas dessa localidade. Segundo ele, a área ocupada pelo município foi, lá pelos fins do século XVIII ou princípio do século XIX, mais ou menos, uma fazenda da propriedade de Manoel e Catarina Gonçalves Fraga e de seus dois filhos. Essa fazenda, Morrinhos, assim chamada, era antes propriedade do Sr. João Fraga, pai de D. Catarina. Bom caçador e possuía uma sesmaria de terra sem documentação. D. Pedro I, passando por aqui, fez boa amizade com João Fraga e lhe doou a sesmaria. Contam que ficaram amigos (de caçada) e o imperador algumas vezes se hospedou aqui em sua casa.

Não se sabe ao certo quando houve a troca de Morrinhos para Papagaio. Uma carta registra que por vota de 1780 o casal Gonçalves Fraga já residia na região, pois neste ano D. Joaquina do Pompeu escreveu para D. Catarina, negociando uma junta de bois (donde se deduz ser ainda da fazenda Morrinhos). Essa carta ainda existe, guardada a princípio pelo Coronel Américo Cordeiro e, depois, por descendentes de D. Benedita Beatriz de Campos Cordeiro, para quem entregou a referida carta.

A sede da fazenda Morrinhos foi posteriormente residência de D. Benedita Beatriz de Campos Cordeiro e existe até hoje, situada na Praça Alexandre Maciel, nº 86. Com a morte do casal Gonçalves Fraga a fazenda ficou sem dono. Presume-se que os dois filhos não deixaram descendentes, pois ninguém apareceu para requisitar os quinhões de herança.

A cidade de Papagaios surgiu em conseqüência do agrupamento de pessoas que buscavam terra para lavoura, pecuária, extração de leite de mangaba, da casca de baba timão e outros interesses.

Encontraram aqui uma terra devoluta e foram se apropriando de pedaços de terreno. Há duas versões sobre a origem do nome Papagaios. O professor Bernardino Machado anotou assim: “na casa dos primeiros moradores do povoado havia um papagaio tão notável pela sua loquacidade, que todo mundo, referindo-se a ta casa, dizia: a casa do papagaio”. O nome da ave passou primeiro à casa, onde havia uma vendinha, e depois passou ao lugar.

O Senhor Antonio Garcia Valadares, conhecido na região como Toniquinho Garcia, dizia que o nome provinha de “buriti do papagaio”. As palmeiras buriti, de fato, eram abundantes nessa região e nelas as aves faziam moradas. O barulho delas era tão grande, assim como sua movimentação, que os tropeiros que passavam por aqueles lados, podiam avistar ao longe a “terra dos papagaios”. Tal versão poderia justificar o uso de topônimo Papagaios. Porém, a história da vendinha do papagaio parece ter conquistado a simpatia popular e por isso a adoção do nome "Papagaio".

O povoado de Papagaio a partir de 13 de agosto de 1911 passou a ser distrito de Pitangui, pela Lei 556. Quem fez a demarcação da área distrital foi o Coronel Diogo Gabriel de Castro Vasconcelos. Como homenagem à sua memória o primeiro grupo escolar da localidade recebeu o nome de Grupo Escolar Diogo de Castro.

Em 12 de dezembro de 1953, através da Lei nº 1039, foi elevado à categoria de município e em 20 de janeiro de 1954 houve a instalação oficial.

A data de 20 de janeiro foi escolhida por ser o dia de seu padroeiro, São Sebastião e denominado o nome de Papagaio, passando a denominar-se Papagaios por força da lei estadual 2.764 de 30 de dezembro de 1962.

Em 1911 surgiu a primeira casa-escola que por descuido não tinha nome. Era só para meninos e era regida pelo professor Bernardino Machado. Em 1913 surgiu a escola para meninas, regida pela professora D. Ernestina Luisa de Amorim. A escola para meninas funcionava no mesmo lugar da escola para meninos. Em 29 de junho de 1929 foi criado o Grupo Escolar Diogo de castro pelo Decreto nº 9.087, publicado na referida data.

Em 1958 foi lavrada a Ata de instalação da Escola Comercial Pio XII, por iniciativa do então vigário de Papagaio, padre João Cruz, e em 1971, o prefeito Hélio Filgueiras de Vasconcelos construiu e doou ao Estado o prédio do Ginásio Estadual.

A Escola Comercial Pio XII não foi adiante e, em 1980, funda-se a escola de 2º Grau, por iniciativa de Aurélio Marin Rejon. Em 1986 passou a funcionar na Escola Estadual Renato Filgueiras e o 2º grau que era particular, começou a ser oferecido pelo Estado.

De acordo com o desenvolvimento da cidade foram aumentando as demandas e hoje, Papagaios conta com 03 escolas estaduais de ensino fundamental e médio, 06 escolas de educação infantil e ensino fundamental de série introdutória, 03 escolas particulares, sendo 01 de educação infantil, 01 de educação infantil a ensino médio e 01 faculdade, instalada no município em 2002, pelo Prefeito Geraldo Valadares Bahia e, ainda, um instituto de idiomas e uma APAE- associação de pais e amigos dos excepcionais.

A economia da cidade é basicamente a agricultura e a pecuária, porém o que realmente deu impulso foi, a princípio, a extração de leite de mangaba, da casca do barbatimão, o carvão vegetal e o cristal que marcou uma fase próspera na economia de Papagaios, na década de 50, atraindo para cá investidores de diversos ramos: cinco bancos, uma financeira, e uma revendedora de carros da STUDBACKER.

Na década de 70, com a descoberta do emprego da ardósia, Papagaios tomou novo impulso por ser a região uma das primeiras de Minas Gerais por incidência do minera. A exploração beneficiamento e comércio têm levado o nome da cidade além das fronteiras do Brasil.

Papagaios têm suas tradições e folclore. As festas mais tradicionais são as juninas, com quadrilhas, quentões, canjicas, etc. A festa de São Sebastião, padroeiro; a festa da primavera, a festa da Ardósia que atrai turistas de vários estados e países.

O artesanato é dos mais variados, desde os trabalhos esculpidos na ardósia, crochês, esculturas em madeira, pinturas, doces, até às serestas, apreciadas pelo povo dessa cidade de muitos grandes artistas.

Fonte: Arquivos Municipais


Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.