Parental Guidance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Parental Guidance
Sarilhos em Família (PT)
Uma Família em Apuros[1] (BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2012 •  cor •  105[2] min 
Direção Andy Fickman
Produção Billy Crystal
Peter Chernin
Roteiro Lisa Addario
Joe Syracuse
Elenco Billy Crystal
Bette Midler
Marisa Tomei
Tom Everett Scott
Bailee Madison
Kyle Harrison Breitkopf
Joshua Rush
Gênero Comédia
Família
Música Marc Shaiman
Cinematografia Dean Semler
Edição Kent Beyda
Companhia(s) produtora(s) Walden Media
Chernin Entertainment
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 25 de dezembro de 2012
Brasil 11 de janeiro de 2013
Idioma Inglês
Orçamento US$ 25,000,000
Receita US$ 119,772,232[3]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Parental Guidance, anteriormente intitulado Us & Them (br: Uma Família em Apuros;pt: Sarilhos em Família)[4] é um filme de comédia-familiar estadunidense de 2012 dirigido por Andy Fickman e estrelado por Billy Crystal e Bette Midler e co-protagonizado por Marisa Tomei e Tom Everett Scott e Bailee Madison.[5] O filme foi lançado em 25 de dezembro, 2012.[6][7]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Artie Decker, o grande locutor e comentarista da liga menor de beisebol dos Fresno Grizzlies, é demitido após anos de trabalho, por não se atualizar aos novos tempos. Chateado, ele é encorajado por sua esposa, a alegre e otimista Diane a encontrar um novo passatempo.

Enquanto isso há milhares de quilômetros de distância, em Atlanta, Alice, a única filha de Artie e Diane, que não tem um bom relacionamento com os pais, quer muito sair de férias com o marido Scott, mas não tem ninguém com quem deixar os filhos: Harper, de 12 anos, Turner, de 9 anos e Barker de 5 anos. A única saída agora é ligar para Artie e Diane e para o desespero de Alice, eles aceitam cuidar dos netos. Apesar de Artie não ter muito jeito com as crianças.

Ao chegarem, Artie e Diane se surpreendem com os métodos rígidos e "modernos" com os quais Alice e Scott cuidam dos filhos e também com a invenção de Scott, a RLife, um sistema de limpeza que monitora, se comunica e controla praticamente tudo na casa.

Aos poucos, Artie e Diane vão percebendo que os netos tem alguns problemas: Harper é uma menina tensa que está sempre estudando e tocando violino e não tem tempo para as amigas, Turner gagueja e é atormentado por um valentão na escola, enquanto o caçula Barker é mimado, tem um amigo canguru imaginário chamado "Carl" e apelida o avô Artie de "Punzão".

Decididos a provar que não são só "os outros avós", Artie e Diane decidem passar por cima das regras da filha Alice e criar os netos do seu jeito, ajudando-os com seus problemas e lhes ensinando como é ser uma criança de verdade. A partir daí as confusões em família começam!

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

  • Billy Crystal como Artie Decker, um locutor de jogos de beisebol da liga que é demitido logo no início do filme. Artie é um pouco imaturo, engraçado, às vezes esquecido, e não é muito bom com a tecnologia, muitas vezes levando sua filha, Alice, a loucura. O slogan que ele ao final de cada jogo é "Apague as Luzes, Alice!", que era para dizer a filha que estava na hora de ir para a cama quando está era pequena, e que passa a ser o slogan para Alice colocar as crianças na cama, ao final do filme.
  • Bette Midler como Diane Decker, a alegre e delirante esposa de Artie. Diane tem um longa histórico de empregos desde a juventude, que ela obteve através de muito charme, talento e dedicação para cantar, e apesar de não ter diploma em meteorologia, foi garota do tempo por muitos anos. Diferente de Artie, é Diane quem toma a decisão de cuidar das crianças em primeiro lugar, levando aos eventos que se passam no filme.
  • Marisa Tomei como Alice Decker-Simmons, filha única de Artie e Diane, e mãe de três filhos, todos os quais têm seus próprios problemas. Alice não tem um bom relacionamento com seus pais, além de ser muita preocupada e muitas vezes arrogante, mas ao longo do filme, ela aprende a relaxar e deixar os filhos seguirem seus próprios passos.
  • Tom Everett Scott como Phillip "Phil" Simmons, o marido de Alice e inventor de RLife, um sistema de limpeza que monitora e controla praticamente tudo na casa dos Simmons. Phil concorda em tudo com a esposa, apesar de ser calmo e casual do que Alice. Phil tem mais confiança em Artie e Diane, do que Alice.
  • Bailee Madison como Harper Simmons, tem 12 anos e é a mais velha dos três filhos de Alice e Phil. Harper é uma violinista talentosa, mas tensa, que sofre por não conseguir passar um tempo com as amigas, só para agradar a mãe Alice. Formando um forte vínculo com a avó Diane, Harper aprende a passar algum tempo longe da música e, finalmente, decide fazer um teste para a academia de música de elite para passar mais tempo com sua família e amigas.
  • Joshua Rush como Turner Simmons, o filho do meio de 9 anos que é muito tímido e tem uma forte gagueira na voz, levando-o a se isolar muitas vezes, em vez de enfrentar seus problemas. Com o incentivo de Artie, Turner supera sua timidez e sua gagueira, tornando-se um locutor de beisebol para jogos infantis de beisebol da liga de sua cidade natal.
  • Kyle Harrison Breitkopf como Barker Simmons, tem 5 anos de idade e é a criança problema do grupo. Extremamente barulhento e impetuoso, Barker tem um amigo imaginário, que é um canguru chamado Carl, que é "morto" por um carro durante o filme. Barker, muitas vezes faz o divertimento de Artie, referindo-se a ele como "Punzão" com freqüência, e é visto sempre se metendo em encrencas, esgueirando-se longe da família durante um concerto e bagunçar uma sessão de XGames. Durante o curso do filme Barker amadurece um pouco, dando-se seu amigo imaginário e começando a se referir a Artie como avô.
  • Gedde Watanabe como Mr. Nicholas "Nick" Cheng, o animado proprietário do restaurante pan-Asiático "Tigre Saudável", qua fica perto da casa dos Simmons, sendo que a família muitas vezes come lá. Mr. Cheng gosta muito de amigo imaginário de Barker Carl, tornando-se histérico quando Cheng acidentalmente "atropela" o canguru imaginário.
  • Rhoda Griffis como Dr. Anna Schveer, a professora de violino rígida e ditadora de Harper que acha que ela nunca vai ser uma coisa. Ela diz que Harper deve ser "ignorada", quando faz um fraco desempenho. Diane pergunta se ela era o vilão do último filme de James Bond e, em seguida, coloca-la em seu lugar, dizendo: "Se você alguma vez falar assim para a minha neta mais uma vez, não haverá mais nada de você, mas um pouco de cabelo vermelho e um sotaque."
  • Jennifer Crystal Foley como Cassandra, terapeuta de fala de Turner, que usa métodos não convencionais para obter seus pacientes a falar. Artie repreende-la, afirmando que ele "fala para a vida" e ela está fazendo seus pacientes a "fazer nada, mas falar".
  • Cade Jones como Ivan, um menino na escola de Turner, que muitas vezes o intimida.
  • Mavrick Moreno como Cody, um menino na escola de Harper, que tem uma queda por ela.
  • Madison Lintz como Ashley, amigo fechado de Harper.
  • Karan Kendrick como Mãe na pré-escola
  • Tony Hawk como ele mesmo
  • Steve Levy como ele mesmo
  • Linda Cohn como ela mesma

Produção[editar | editar código-fonte]

As filmagens aconteceram entre setembro e dezembro de 2011[8] nas cidades de Atlanta e Johns Creek, no estado da Geórgia (Estados Unidos).[8]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Parental Guidance foi lançado em 25 de dezembro de 2012 nos Estados Unidos e Canadá e em 26 de dezembro de 2012 na Austrália, Reino Unido e Irlanda. Seu lançamento internacional se estende de 25 de dezembro 2012 a 11 julho de 2013, com o primeiro lançamento em 2013 em 3 de janeiro de 2013, na República Dominicana, Venezuela e Cingapura.[9]

Home media[editar | editar código-fonte]

Parental Guidance foi lançado em DVD e Blu-ray, bem como para a compra via streaming em 26 de março de 2013 da 20th Century Fox Home Entertainment.[10]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Apesar das críticas negativas em geral, os totais de bilheteria para o filme foram maiores do que o esperado.[3][11] Comentários incluiu uma classificação de 18% no Rotten Tomatoes com base em 84 comentários, com o consenso afirmando: "Parental Guidance é doce, mas fraco, uma ninharia inofensiva que é suavemente previsível".[12]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Destinatário(s) Resultado Ref.
2013 Young Artist Awards Melhor Performance em um Longa -Metragem - Jovem Ator Coadjuvante Kyle Harrison Breitkopf Indicado [13]
Melhor Performance em um Longa-Metragem - Jovem Ator Coadjuvante Joshua Rush Indicado
Melhor Performance em um Longa-Metragem - Elenco Jovem Kyle Harrison Breitkopf, Bailee Madison, Joshua Rush Indicado

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]