Tony Hawk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Tony Hawk
Hawk em novembro de 2006
Skate
Nome completo Anthony Frank Hawk Filheiro
Apelido Birdman
Representante  Estados Unidos
Nascimento 12 de Maio de 1968 (45 anos)
Carlsbad
 Califórnia
 Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos americano
Compleição Altura: 1,90 m -->
Nível Profissional
Medalhas
Masculino Skateboard
X Games
Ouro 1995 Rhode Island Vert
Ouro 1997 San Diego Vert
Ouro 1997 San Diego Vert Doubles
Ouro 1998 San Diego Vert Doubles
Ouro 1999 San Francisco Vert Doubles
Ouro 1999 San Francisco Vert Best Trick
Ouro 2000 San Francisco Vert Doubles
Ouro 2001 Philadelphia Vert Doubles
Ouro 2002 Philadelphia Vert Doubles
Ouro 2003 Los Angeles Vert Best Trick
Prata 1995 Rhode Island Park
Prata 1996 Rhode Island Vert
Prata 2001 Philadelphia Vert Best Trick
Bronze 1998 San Diego Vert
Bronze 1999 San Francisco Vert

Nota: Para a série de jogos veja Tony Hawk's

Anthony Frank Hawk, mais conhecido como Tony Hawk (Carlsbad, 12 de maio de 1968) é considerado o maior skatista/skater de todos os tempos na modalidade vertical. Costuma-se compará-lo a Pelé, Michael Jordan, Kelly Slater, Wayne Gretzky, Roger Federer e Tiger Woods por sua genialidade e domínio nas competições. Verdadeiro rei na modalidade vert ou vertical.

Tony é detentor de 12 campeonatos mundiais de Vertical, três campeonatos mundiais de Street Style e dez X Games.

Tony Hawk possuía grande habilidade desde jovem, tornando-se profissional aos 14 anos (nesta época o necessário para se tornar profissional era apenas entrar em um campeonato profissional ao contrário dos padrões atuais em que se necessita de patrocínio de uma companhia de skate para se tornar um profissional). Ele foi um pioneiro nas modernas pistas verticais.

Ele possuía seu próprio halfpipe feito por seu pai quando ele morava em sua primeira casa com sua primeira mulher, Cindy, e seu primeiro filho, Riley.

Tony Hawk foi membro da lendária equipe Bones Brigade da Powell Peralta. Ele também possuía seu próprio modelo de calçados profissionais produzidos pela Airwalk.

Em 1999, a empresa de jogos Activision lançou o jogo Tony Hawk's Pro Skater, que foi primeiro jogo de uma das mais bem sucedidas linhas de Video-games. O jogo teve sequência em seis jogos populares, Tony Hawk's Pro Skater 2, Tony Hawk's Pro Skater 3, Tony Hawk's Pro Skater 4, Tony Hawk's Underground e Tony Hawk's Underground 2, Tony Hawk's Underground 2 Remix, Tony Hawk's American Wasteland Tony Hawk's Project 8, Tony Hawk's Downhill Jam, Tony Hawk's Proving Ground e Tony Hawk: Ride.

Hawk se tornou um nome comercial, aparecendo em uma série de comerciais para uma variedade de companhias, incluindo a Apple Computer e a Domino's Pizza. Ele também figurou em programas de televisão como Cyberchase, Rocket Power, The Simpsons, Max Steel, Sifl and Olly, e CSI: Miami, e também em filmes tais como Jackass: The Movie, The New Guy, Max Keeble's Big Move e Dogtown and Z-Boys, e apareceu como actor em filmes como Gleaming the Cube e Police Academy 4. Ele hospedou um documentario, Video Game Invasion, que foi ao ar na GSN. Hawk também apareceu em Punk'd onde ele foi enganado e acreditou que seu filho deixou uma M-80 dentro de um banheiro, maguando uma actriz.

Até o ano de 2004, Tony realizou uma série de manobras históricas e ganhou mais de 80 competições. Ele realizou o primeiro giro de 900 graus completo nos X Games de 1999 após 11 tentativas mal sucedidas, ganhando o prémio na competição de melhor manobra por uma grande margem no processo. Ele é muitas vezes chamado de "Birdman"(Homem-pássaro).

Com a criação da “Tony Hawk Foudation”, Hawk tem trabalhado para devolver alguma coisa para o desporto que tanto lhe deu. Criada para promover e financiar pistas públicas em comunidades carentes, a fundação distribuiu mais de um milhão de dólares para entidades sem fim lucrativo construírem pistas por todo os Estados Unidos.

Hawk atualmente vive na sua cidade natal Carlsbad (Califórnia), na Califórnia.

Tony teve vários skates, mas seu primeiro skate foi fabricado pela No Rules. Com esse skate Tony conquistou seu primeiro título, em 1980, passados cerca de 18 anos ele decidiu que queria fundar uma marca, a Birdhouse Skateboards, que nasceu em 1992 e a partir desse momento Tony só usou skates dessa marca, tendo ainda usado seu 1º skate durante mais algum tempo.

Hawk também é conhecido por inventar muitas manobras, uma delas é o Mc Hawk, onde o skatista dá 2 voltas de 360 graus completando 720 graus, manobra que ainda nos dias atuais é considerada difícil. Na época em que participou da equipe bones brigade, fez varios filmes, um dos mais conhecidos é o The Search For Animal Chin, gravado na maior parte em São Francisco.


Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Papel Notas
1987 Police Academy 4: Citizens on Patrol Ele mesmo Participação especial
2002 Novo no Pedaço Ele mesmo Participação especial
2005 Lords of Dogtown Astronauta 1 cena
2008 Zack e Cody: Gêmeos em Ação Ele mesmo 1 episódio
2010 Take Dois com Phineas e Ferb Ele mesmo Entrevista com Phineas e Ferb
2010 Zeke & Luther Ele mesmo 1 episódio
2011 So Random! Ele mesmo 1 episódio

Games[editar | editar código-fonte]

Jogos lançados - Tony Hawks Pro Skater 1,2,3,4 e HD - Tony Hawk's american wasteland - Tony Hawk's undergrond 1 e 2 - Tony Hawk's project 8 - Tony Hawk's proving ground - Tony Hawk's RIDE - Tony Hawk's shred

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Brooke, Michael (1999). Concrete Wave: The History Of Skateboarding. ISBN 1-894020-54-5.
  • Tony Hawks Project 8

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Pictograms-nps-land-skateboarding.svg Este artigo sobre um(a) skatista, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.