Parque Nacional de Manú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Parque Nacional do Manú *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Manu riverbank.jpg
Rio Manu
País  Peru
Critérios (ix)(x)
Referência 402
Coordenadas 12° 15′ S 71° 45′ W
Histórico de inscrição
Inscrição 1987  (11ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

O Parque Nacional do Manú abrange as regiões peruanas de Cusco e Madre de Dios e tem uma extensão de 1.692.137 hectares.

É habitado por, pelo menos, quatro diferentes grupos indígenas: Machiguenga, Mascho-Piro, Jaminahua e Amahuaca. O mais conhecido e o maior deles, dentro do parque, é o Machiguenga, que se distribui por toda a área, com exceção das áreas montanhosas e das partes altas do rio Manu. Pouco se sabe sobre o tamanho e a distribuição das populações Amahuaca e Yaminahua, que são relativamente pequenas. Também vivem no parque cerca de 70.000 camponeses falantes de quéchua, agrupados em trinta comunidades rurais situadas na zona andina, adjacente ao Parque, na província de Paucartambo.[1]

Trata-se de uma das regiões mais biodiversas do mundo.[2]

O Parque Nacional do Manú está inscrito no Património Mundial da Unesco.

Fauna[editar | editar código-fonte]

O parque possui uma grande diversidade de fauna; mais de 800 espécies de aves como a harpia, o jabiru, o galo das rochas e a Ptatalea ajaja; 200 espécies de mamíferos como o Ateles panisens, o lobo de rio, o jaguar, a onça, o Tremarctos omatus e a taruca; e mais de 100 espécies de morcegos.


Flora[editar | editar código-fonte]

Podem-se observar árvores com mais de 45 metros de altura e 3 metros de diâmetro. As espécies mais características são o Cecropia sp., a Ochocroma, o cedro, Cedrelinga catenaeformis, Ceiba pentandro e Ficus sp..

Referências

  1. UNESCO World Heritage Centre. Manú National Park
  2. Patterson B.D., Stotz D.F. & Solari S. . Mammals and birds of the Manu Biosphere Reserve, Peru. Fieldiana Zoology n°110, 2006

Ligações externas[editar | editar código-fonte]