Parque natural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Parque Natural)
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Parque natural regional do Haute Languedoc, França.

Um parque natural é um tipo de área protegida que tem como objetivo preservar o patrimônio natural e cultural de uma região, proporcionando à população local um ambiente de lazer e fomentando atividades econômicas que tenham como base a proteção do meio ambiente.

Um parque natural pode possuir áreas para Camping, canoagem, caminhadas e piqueniques. Muitos parques naturais são centros turísticos, por abrigarem monumentos naturais, como grandes montanhas e cachoeiras, por exemplo.

Parques naturais no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil a legislação não prevê a existência de parques naturais,[1] mas por outro lado conta com um modelo de área protegida baseado nele, que utiliza a nomenclatura "áreas de proteção ambiental" e é uma das diversas categorias de áreas protegidas denominadas "unidades de conservação".[2]

Parques naturais em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal existem 14 Parques Naturais:[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • «L9985». www.planalto.gov.br. Consultado em 10 de fevereiro de 2016 
  • Leite, A. O. (2015). A recepção do modelo de Áreas de Proteção Ambiental (APA) no direito brasileiro. In R. S. Portanova, A. O. Leite, & M. F. Figueiredo (Eds.), Os 15 anos da Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000: Anais do II Congresso de Direito Ambiental das Áreas Protegidas (pp. 76–107). São Paulo: Ixtlan.
  • «Parques e reservas naturais». www.visitportugal.com. Consultado em 10 de fevereiro de 2016