ISimangaliso Wetland Park

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros.
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pix.gif Complexo de Zonas Húmidas de iSimangaliso *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

St Lucia Estuary ISS006-E-38182.jpg
Estuário do rio Tugela, iSimangaliso
País África do Sul
Critérios N (ii) (iii) (iv)
Referência 914 en fr es
Coordenadas 27° 50′ 20″ N, 32° 33′ 00″ L
Histórico de inscrição
Inscrição 1999  (23.ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

O complexo que forma o iSimangaliso Wetland Park, em português Parque da zona húmida (português europeu) ou úmida (português brasileiro) de iSimangaliso (antes de 1 de novembro de 2007, "Greater St. Lucia Wetland Park", em português: "Parque da zona do estuário de Santa Lúcia"), declarado Património Mundial pela UNESCO em 1999, é formado por 13 áreas protegidas contíguas, cobrindo uma área total de 234 566 hectares. É o maior complexo estuarino de África, localizado no norte da província de KwaZulu-Natal (África do Sul), perto da fronteira sul de Moçambique.

Na costa do oceano Índico podem encontrar-se os recifes de coral mais a sul de todo o continente, para além de canhões submarinos e, nas praias podem observar-se grandes números de aves e tartarugas em nidação e, ao largo, as migrações de baleias, golfinhos e tubarões-baleia. Em termos de aves, este complexo tem uma biodiversidade excepcional, tendo sido registadas cerca de 520 espécies.

A parte terrestre inclui uma grande diversidade de ecossistemas, incluindo terras húmidas, lagos, floresta, pradaria, savana e um cordão de dunas que o separam da costa. Este complexo sistema é muito influenciado por cheias e ciclones frequentes que, não só vão mudando a sua estrutura ao longo dos anos, mas também, a curto prazo, modificam a salinidade de muitas das lagoas costeiras.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre iSimangaliso Wetland Park