Parque do Sabiá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Entrada pincipal do Parque do Sabiá, representada pela onça.
Complexo do Sabiá (Parque do Sabiá, Sabiazinho e o Estádio Municipal João Havelange.

O Parque do Sabiá é um parque e zoológico, localizados na Zona Leste de Uberlândia, Minas Gerais. O Parque do Sabiá tem 1,8 milhão de metros quadrados e está localizados entre os bairros Tibery e Santa Mônica, possuindo portarias de acesso por ambas as regiões.

O parque possui uma significativa área verde, represa, bosque, trilhas, pista de caminhada e equipamentos de lazer, recebendo uma média de 10 mil visitantes ao dia. Aos sábados e domingos, a média chega a 25 mil frequentadores por dia.

A segurança do patrimônio público é realizada por quatro agentes patrimoniais equipados de moto se revezam em dupla para as rondas diurnas e noturnas. O parque é municipal e administrado pela FUTEL - Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer, que é uma fundação da prefeitura.

História[editar | editar código-fonte]

Na década de 70 ainda sob a ditadura militar o prefeito Virgílio Galassi pertencente a Arena, ditava o desenvolvimento do município de Uberlândia. Com o surgimento da Universidade Federal de Uberlândia no bairro Santa Mônica, o então dono das terras Segismundo Pereira fez uma doação de suas propriedades para a prefeitura.

Anos depois sob o fim do mandato de Renato de Freitas também pertencente a ARENA e o início do novo mandato de Virgílio Galassi foi iniciado um projeto que contemplava uma reserva florestal, um zoológico, um estádio, um parque infantil na zona leste da cidade, o Complexo do Parque do Sabiá. Com a venda dos terrenos doados por Segismundo Pereira, foi iniciado a construção do Parque na data de 07/07/1977.

Em 1982, no dia 27/05/1982 um dos primeiros equipamentos do parque era inaugurado no complexo, o Estádio Parque do Sabiá foi palco de uma goleada da seleção brasileira sobre a seleção da Irlanda pelo placar de 7 a 0, visando a preparação da Copa do Mundo FIFA de 1982, um público pagante de 72.733 marcou o maior público do estádio até hoje.

Meses depois no dia 07 de novembro de 1982 era inaugurado o complexo por inteiro; este que hoje possui estrutura superior, mas que mantém o espírito desenvolvimentista atrelado ao meio ambiente e o lazer.

As linhas de ônibus que servem o Parque do Sabiá são:[editar | editar código-fonte]

  • A 113 - Tibery / Terminal Central (Via Parque do Sabiá/Makro)
  • A 114 - Tibery / Terminal Central (Via Teatro Municipal/Parque do Sabiá)
  • I 231 - Terminal Santa Luzia / Terminal Umuarama

Estrutura Ambiental do Complexo[editar | editar código-fonte]

Zoológico[editar | editar código-fonte]

O zoológico foi criado pela necessidade de promoção, valorização e preservação da fauna brasileira e principalmente do cerrado e mata atlântica, biomas característicos da região do Triângulo Mineiro. O recinto dos animais é uma zona cercada do Parque, pois diversos animais como patos, pavões, teiús, pacas, capivaras, micos, cotias entre outros vivem também soltos na reserva florestal do parque, evitando que qualquer um escape para as demais áreas do parque.

O recinto é extremamente arborizado, sendo mais de 300 espécies catalogadas de vegetais e 200 espécies de animais. O zoológico possui autorização do IBAMA para funcionar, obedecendo os critérios apresentados na legislação, zelando pelo bom estado de preservação dos animais. Todos os animais são mantidos em recintos apropriados, dando a cada espécie condições adequadas de sobrevivência. Quem visita o Parque Sabiá pode admirar a beleza de várias espécies. Para garantir a boa condição de sobrevivência dos animais, a Futel mantém dentro do Parque uma equipe de veterinários e biólogos com atenção voltada para os mesmos.

Bacia hidrográfica[editar | editar código-fonte]

A parte hidrográfica é um aspecto importante do Parque Sabiá. Nele existem três nascentes que são preservadas na sua totalidade, sendo mantida a vegetação natural que as protege. As nascentes são as responsáveis pelo abastecimento das sete represas existentes no Parque sendo em que em uma das represas a Futel construiu uma praia artificial, esta atualmente desativada devido as obras de captação da água da chuva no bairro Segismundo Pereira. Devido a extrema qualidade da água nascente no parque as duas piscinas do Parque são abastecidas com água limpa e corrente, sendo que para os frequentadores das piscinas, a Futel mantém professores especializados para dar aulas de natação, que são gratuitas.

Piscicultura[editar | editar código-fonte]

A Futel mantém a mais bem estruturada estação de piscicultura da região, desenvolvendo um trabalho de produção de alevinos. Dentro do plantel de reprodução, existe uma infinidade de espécies e a produção de alevinos da estação de piscicultura do Parque Sabiá é utilizada para povoar os rios da região. Os peixes recebem cuidados especiais. A temperatura da água tem que se adequar à condição da espécie. Outro aspecto importante deste setor é que alunos das escolas municipais, estaduais, particulares e até da UFU utilizam a estação para realizar pesquisas e trabalhos escolares relativos à produção de peixes. Além da produção de alevino o parque comporta 36 aquários e 36 espécies diferentes de peixes, crustáceos e répteis.

Meteorologia[editar | editar código-fonte]

A Estação de Meteorologia realiza estudos sobre as variações climáticas no Município, registra dados sobre temperaturas máxima e mínima, pluviosidade, umidade relativa do ar e direção e velocidade do vento. Os dados são repassados diariamente para Belo Horizonte.

Centro Ambiental[editar | editar código-fonte]

O complexo Parque do Sabiá conta com um Centro de Educação Ambiental, que tem como principal objetivo divulgar a importância da preservação do meio ambiente. A "Casa Ambiental" fica aberta das 7h às 17h e oferece às escolas e freqüentadores do Parque palestras, vídeos, cursos e apresentações teatrais, além do desenvolvimento de trabalhos que conscientizem as pessoas sobre problemas existentes no Parque e maus-tratos aos animais.


Estrutura esportiva e de lazer do Complexo[editar | editar código-fonte]

Quadras[editar | editar código-fonte]

O complexo possui cinco quadras situadas no parque infantil e é utilizada para aulas de dança, ginástica, basquete, handebol, futsal e vôlei.

Pista[editar | editar código-fonte]

A pista de cooper tem 5,1 quilômetros de extensão usada para caminhada e também está livre para o uso de patins porém nos horários devidos.

Campos[editar | editar código-fonte]

O complexo Parque do Sabiá possui sete campos de futebol com medidas variadas, identificados de A a G. Esses campos são utilizados durante a semana para atividades das escolinhas da Futel e, aos sábados e domingos, para disputas de campeonatos diversos e são cedidos também para "rachas" da comunidade organizada.

Piscinas[editar | editar código-fonte]

Uma piscina de 50 metros e outra de 25 metros fazem parte também do complexo. De terça a sexta, elas são utilizadas nos dois períodos para as aulas da escolinha de natação da Futel, que reúne crianças, adolescentes e adultos. Aos sábados e domingos, as piscinas são utilizadas pela comunidade, que busca no Parque um completo dia de lazer.

Campos[editar | editar código-fonte]

O complexo Parque do Sabiá possui sete campos de futebol com medidas variadas, identificados de A a G. Esses campos são utilizados durante a semana para atividades das escolinhas da Futel e, aos sábados e domingos, para disputas de campeonatos diversos e são cedidos também para "rachas" da comunidade organizada.

Mundo da Criança[editar | editar código-fonte]

No Parque do Sabiá, criança é sinônimo de lazer. O Parque Infantil é todo destinado às crianças. Para tanto, o local foi denominado de "O Mundo da Criança", proporcionando diariamente momentos de lazer com vários brinquedos e até um trenzinho, que garante o transporte para que elas conheçam as belezas do Parque.

Demais estruturas[editar | editar código-fonte]

  • Vários recantos contemplativos com cascatas e rodas de água.
  • Mais de 300 espécies de árvores nativas.
  • Lugares específicos para fazer alongamento, musculação e etc.
  • Telefones públicos com formato de animais como Arara, Macaco, Bagre.
  • Pedalinhos com formas de Cisne.
  • Nova Sede da Futel.
  • Transitôlandia, espaço de trânsito para crianças.
  • Pista de Skate.
  • E também conta com um Horto Municipal.
  • Além de ter vários outros itens em construção.

Estádio Parque do Sabiá[editar | editar código-fonte]

O Estádio Municipal João Havelange, também conhecido como Parque do Sabiá, é um estádio multiuso localizado na Zona Leste (Av.Anselmo Alves dos Santos - Bairro Santa Mônica) da cidade brasileira de Uberlândia.

É atualmente mais usado para jogos de futebol e o maior estádio do interior de Minas Gerais, segundo maior do estado e maior do interior brasileiro, tendo capacidade para 53.350 pessoas, de acordo com o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol, editado pela CBF em 2009, sendo um dos dez maiores estádios do Brasil e o 93° maior do mundo. É de propriedade da Prefeitura de Uberlândia e tem o Uberlândia Esporte Clube, a Unitri e o CAP Uberlândia como mandantes do local.

Área[editar | editar código-fonte]

  • O Complexo Virgílio Galassi - Parque do Sabiá possui uma área de 1.850.000 .
  • Abrange um Bosque de 350.000 de área verde.
  • É o mais importante e maior parque urbano do Triângulo Mineiro.
  • É um dos pontos de lazer mais importante do município.
  • De segunda a sexta-feira, passam pouco mais de 10 mil pessoas, e nos finais de semanas, passam pouco mais de 20 mil pessoas.


Localização do Parque[editar | editar código-fonte]

  • O Parque localiza-se na Avenida José Roberto Migliorini (paralela à Avenida Anselmo Alves dos Santos) - Bairro Santa Mônica e também na Rua Haia, no Bairro Tibery, ambos na Zona Leste de Uberlândia.
  • Fácil acesso pelas avenidas Anselmo Alves dos Santos e Benjamim Magalhães (via Avenida Expedicionários, dando acesso a Rua Haia - Tibery).


Galeria de fotos do Parque do Sabiá[editar | editar código-fonte]


Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Bairros de Uberlândia