Passy (Alta Saboia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Passy
  Comuna francesa França  
O Monte Branco visto de Passy
O Monte Branco visto de Passy
O Monte Branco visto de Passy
Símbolos
Brasão de armas de Passy
Brasão de armas
Localização
Passy está localizado em: França
Passy
Localização de Passy na França
Coordenadas 45° 55' 28" N 6° 41' 14" E
País  França
Região Auvérnia-Ródano-Alpes
Características geográficas
Área total 80,03 km²
População total (2018) [1] 11 612 hab.
Densidade 145,1 hab./km²
Altitude máxima 2 880 m
Altitude mínima 542 m
Código Postal 74190 et 74480
Código INSEE 74208
Sítio Ville-Passy-Mont-Blanc.fr

Passy é uma comuna francesa situada na região administrativa de Auvérnia-Ródano-Alpes, no departamentos franceses da Alta-Saboia e que fica em frente do Monte Branco e separado pelo vale do Arve.

As principais localidades que fazem fronteira com a comuna são Le Fayet Sallanches, Saint-Gervais-les-Bains, Les Houches, Servoz e Chamonix-Mont-Blanc.

Planalto[editar | editar código-fonte]

No Planalto de Assy de longa data reconhecido pelos seus 'bons ares foram construídos desde os anos 1920 sanatórios dedicados ao tratamento da tuberculose, e num deles morreu a cientista Marie Curie, de uma leucemia.

Um outra curiosidade, esta geológica, é o chamada deserto de Platé onde se encontra grandes extensões de lapiás características dos relevos cársticos.

Tal como em Megève, também foi o mesmo Henry Jacques Le Même que foi designado para construir os hospitais como Roc des Fiz (1929), de Guébriant (1932), e o Martel de Janville (1937).

Monumentos[editar | editar código-fonte]

A igreja em francês: Notre-Dame-de-Toute-Grâce nasceu do desejo do cônego Devémy que sem dinheiro para construir uma igreja para a população dos sanatórios, pediu directamente ajuda ao arquitecto Maurice Novarina e a vários artistas que decoraram o seu interior, pelo que aí neste museu estão obras dos maiores mestres da arte moderna como cerâmicas de Fernand Léger, um Saint-Francois-de-Sales de Pierre Bonnard, uma tapeçaria de Jean Lurçat, um baptistério de Marc Chagall, um Santo Dominique de Matisse, etc.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]