Saint-Gervais-les-Bains

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saint-Gervais-les-Bains
  Comuna francesa França  
Vista a partir do Monte Joly
Vista a partir do Monte Joly
Símbolos
Brasão de armas de Saint-Gervais-les-Bains
Brasão de armas
Localização
Saint-Gervais-les-Bains está localizado em: França
Saint-Gervais-les-Bains
Localização de Saint-Gervais-les-Bains na França
Coordenadas 45° 53' 36" N 6° 42' 50" E
País  França
Região Blason Auvergne-Rhône-Alpes.svg Auvérnia-Ródano-Alpes
Departamento Blason département fr Haute-Savoie.svg Alta Saboia
Características geográficas
Área total 63,6 km²
População total (2018) [1] 5 719 hab.
Densidade auto hab./km²
Código Postal 74170
Código INSEE 74236
Sítio SaintGervais.com
Pop. urbana 60 234

Saint-Gervais-les-Bains, literalmente os "banhos de São Gervásio", é uma comuna francesa do departamento da Alta Saboia, da região de Auvérnia-Ródano-Alpes.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

O nome de Saint-Gervais-les-Bains provém ao mesmo tempo de São Gervais, um dos santos protectores da paróquia pois o outro é São Protais, e ao qual foi anexado o termo bain por ser uma instância termal de longa data.

Igreja de Saint-Gervais et Protais

Geografia[editar | editar código-fonte]

Comuna mais alta de França e da Europa Ocidental em razão da presença do Monte Branco destro dos limites da comuna, Saint-Gervais-les-Bains é ponto de passagem obrigatório para se dirigir a Chamonix-Monte-Branco o Les Contamines-Montjoie, Megève ou Combloux.

As comunas limítrofes de Saint-Gervais-les-Bains têm por nome Passy, Les Contamines-Montjoie, Megève, Combloux, Les Houches e Chamonix-Mont-Blanc na França, e Courmayeur do lado italiano.

A cidade que ocupa a parte mais a norte da planície glaciar atravessada pelo rio Arve e dominada pelo maciço do Monte Branco, tem um altitude Min. 571 m — Max. 4 810 m

Paróquias[editar | editar código-fonte]

Além da de Saint-Gervais-les-Bains, onde fica a Igreja de Saint-Gervais-les-Bains, o vale também possui a de Saint-Nicolas de Véroce ao sud, e uma mais tardia no vale de Contamines-Montjoie a de Notre-Dame de la Gorge, desde o século XII.

Em 1355 o Vale de Montjoie deixa de pertencer à província de Faucigny para se ligar ao Condado de Saboia.

Vias de comunicação[editar | editar código-fonte]

A localidade é servida pela autoestrada A40 Mâcon-Chamonix, a chamada "Autoestrada branca" por servir Chamonix-Monte-Branco, o que permita a ligação com Genebra e o seu aeroporto de Genebra a menos de uma hora.

É na comuna de Le Fayet que se encontra a estação de Saint-Gervais-les-Bains-Le Fayet onde além do serviços da SNCF recebe comboios do tipo TGV, InterCity e TER.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021