Paul Smaczny

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Paul Smaczny (1957) é um cineasta alemão, diretor e produtor de cinema e televisão e também roteirista, que tem se destacado por seus documentários sobre música de concerto, ópera e balé.

Nascido na Baixa Baviera,[1] estudou Direito, Literatura Francesa, Literatura Alemã, Cinema e Teatro em Ratisbona, Hamburgo e Paris.

Depois de concluir o mestrado, começou a trabalhar como assistente de direção e dramaturgo em várias produções na França. Em 1986, foi co-fundador da companhia de produções teatrais e cinematográficas Le Grand Nuage de Magellan ("A Grande Nuvem de Magalhães"). De 1987 a 1989, trabalhou como dramaturgo no Centre dramatique national de Reims (Comédie de Reims).[2]

Desde 1989 atua como roteirista, produtor de cinema e televisão. Em 1995 foi nomeado vice-presidente e diretor de produção musical da empresa alemã EuroArts Music International e, em 2001, tornou-se diretor-executivo da companhia. Produziu ou dirigiu mais de 200 filmes e programas de televisão em vários países do mundo, documentando alguns dos mais importantes eventos musicais dos últimos quinze anos, como o Festival de Salzburgo, em teatros como a Staatsoper de Berlim e La Scala de Milão, com a participação de orquestras renomadas, Filarmônica de Berlim, Orquestra do Festival de Lucerna, Filarmônica de Viena e Orquestra Sinfônica de Chicago.

Atualmente, Paulo Smaczny vive e trabalha, em Leipzig.

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

  • Claudio Abbado – Entendre le silence (2003), (Best Portrait, no 22° FIFA, em Montreal, 2004[3]; Grand Premier Prix, Festival International du Film d’Art, Paris).
  • Claude Debussy: 'Entre Quatre-Z-Yeux', com Daniel Barenboim.
  • Maestros in Democracy[4]
  • Multiple Identities - Encounters with Daniel Barenboim (Prêmio Especial do Júri do Vienna TV Awards 2002)
  • Knowledge is the Beginning – Daniel Barenboim and the West-Eastern Divan Orchestra (Prêmio Emmy Internacional 2006/ Melhor documentário sobre artes; FIPA d'or 2007; Festival Mundial Banff de Televisão / Melhor documentário sobre artes 2007)
  • El Sistema (vários prêmios, incluindo o de Melhor Documentário do Chicago International Movies and Music Festival 2010 e do Orlando Hispanic Film Festival 2009)
  • Die Thomaner, 2012.[5]

Referências

  1. Página oficial do filme El sistema. Dados biográficos Arquivado em 31 de maio de 2009, no Wayback Machine. (em alemão)
  2. dados biográficos Arquivado em 9 de dezembro de 2009, no Wayback Machine. (em inglês).
  3. Highlights from the 22nd International Festival of Films on Art in Montreal. Por Anna Sampson. La Scena Musicale, 26 de abril de 2004.
  4. Maestros in Democracy. The Berlin Philharmonic elects their conductor. Medici.tv.
  5. «Site oficial do filme Die Thomaner». Consultado em 19 de agosto de 2012. Arquivado do original em 9 de março de 2018