Paulette

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Paulette (desambiguação).
Paulette
Nome completo Paulo César Bacellar da Silva
Nascimento 12 de junho de 1952
São Paulo, SP
 Brasil
Morte 30 de julho de 1993 (41 anos)
São Paulo, SP
 Brasil
Ocupação Ator, humorista e dançarino
IMDb: (inglês)

Paulo César Bacellar da Silva (São Paulo, 12 de junho de 1952São Paulo, 30 de julho de 1993), cujo nome artístico era Paulette, foi um ator, dançarino e humorista brasileiro.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Paulette foi também um dos membros do grupo Dzi Croquettes, grupo carioca irreverente, alinhado à contracultura, à criação coletiva e ao teatro vivencial, que faz da homossexualidade uma bandeira de afirmação de direitos.[1]

Com um grande talento para o humor, o artista fez várias participações nas décadas de 80 e 90 no mundo televisivo, entre elas os programas Chico Anysio Show, Estados Anysios de Chico City e Viva o Gordo. No Chico Anysio Show, interpretava Leon, que era a "amiga" de Haroldo (a quem chamava de Luana), um gay que teimava em se dizer "curado" e "bofe", o personagem usava como refrão a frase: "Luana, volta pro reduto, meu amor!"[2] Participou também da Escolinha do Professor Raimundo em 1991, como o personagem Milha.

Entre outras aparições, participou também de um especial na Terça Nobre com Xuxa Meneghel,[3] bem como da novela Dancin' Days (1978), na qual foi um dos coadjuvantes que contracenavam com a atriz Sônia Braga.[4][5] Seu último trabalho foi na novela De Corpo e Alma, onde interpretou Inácio, que trabalhava como segurança de um ônibus clandestino e era amigo de Bira (Guilherme de Pádua). No cinema, o único trabalho de Paulette foi Rio Babilônia, de 1982.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Falecimento[editar | editar código-fonte]

O ator morreu em 30 de julho de 1993 vítima de uma broncopneumonia e de um coma diabético, relacionados ao vírus da AIDS.

Referências

  1. Dzi Croquettes - perfil do grupo<www.itaucultural.org.br>Acesso em 24 de março de 2012.
  2. Corpo de Chico Anysio é velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro<Gazeta do Povo>Acesso em 24 de março de 2012.
  3. Terça Nobre - Shirley Liz<Memória Globo>Acesso em 24 de março de 2012.
  4. 'Só tenho saudade do meu futuro', diz Sonia Braga em sessão de cinema no Rio<In 360 - Globo.com>Acesso em 24 de março de 2012.
  5. Lendário Dzi Croquettes comove famosos<Revista Caras>Acesso em 24 de março de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.