Pedro Claro Meurice Estiu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedro Claro Meurice Estiu
Nascimento 23 de fevereiro de 1932
San Luis
Morte 21 de julho de 2011
Miami
Cidadania Cuba
Ocupação padre, bispo católico
Religião Igreja Católica

Pedro Claro Meurice Estiú (San Luis, Cuba, 23 de fevereiro de 1932 - Miami, EUA, 21 de julho de 2011) foi o arcebispo católico romano de Santiago de Cuba.

Meurice estudou filosofia e teologia nos seminários de Virgen de la Caridad del Cobre e Havana e no St. Thomas Aquinas em Santo Domingo, República Dominicana. Depois de sua ordenação em 26 de junho de 1955, estudou espiritualidade com Joaquín Goicoecheaundía no seminário de Vitória, Espanha. De 1955 a 1958 concluiu o doutorado em direito canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Depois de vários cursos de formação na França e na Bélgica, voltou a Santiago de Cuba e tornou-se vice-chanceler e secretário do arcebispo Enrique Pérez Serantes. Em 1963 foi nomeado chanceler e em 1966 pároco da Vista Alegre em Santiago de Cuba.

Papa Paulo VI nomeou-o em 1967 bispo titular de Teglata na Numídia e bispo auxiliar na arquidiocese de Santiago de Cuba. o arcebispo Enrique Pérez Serantes concedeu-lhe a consagração episcopal na Catedral de Santiago de Cuba; Os co-consagradores foram Adolfo Rodríguez Herrera, Bispo de Camagüey, e Alfredo Ignacio Llaguno Canals, Bispo Auxiliar de San Cristóbal de la Habana.

Após a morte do Arcebispo Pérez Serantes em 18 de abril de 1968, foi nomeado Vigário Geral e em 25 de junho do mesmo ano pelo Papa Paulo VI nomeado Administrador Apostólico de Santiago de Cuba.

Em 4 de julho de 1970, foi nomeado arcebispo de Santiago de Cuba, que também abriga o local de peregrinação mariana mais popular de Cuba, a Virgen de la Caridad del Cobre. Foi também Administrador da Arquidiocese de Havana em 1980/81. Em 1998, recebeu a visita do Papa João Paulo II.

Em 10 de fevereiro de 2007, o Papa Bento XVI aceitou sua aposentadoria por idade, seu sucessor foi Dionisio Guillermo García Ibáñez. Pedro Meurice sofria de diabetes e morreu de insuficiência renal em uma clínica em Miami, nos Estados Unidos.

O arcebispo Pedro Meurice Estiú foi considerado um pilar da Igreja Católica cubana e foi um crítico severo do regime de Fidel Castro.[1][2]

“Durante a histórica visita do Papa João Paulo II a Cuba, ele atacou publicamente o então primeiro-ministro Fidel Castro no início de um serviço religioso em 24 de janeiro de 1998 com palavras duras. Na presença do irmão e posterior sucessor de Fidel Castro, Raúl Castro, Meurice declarou que os cubanos precisam "desmistificar os falsos messias" e lamentou o fato de o exílio dividir o povo. Após a morte de João Paulo II em 2005, Fidel Castro assistiu a uma missa fúnebre em Havana liderada por Meurice; ao mesmo tempo, ele declarou que não iria segurar o arcebispo contra o incidente da época.”[3][2][3][2]

A crítica pública do arcebispo foi particularmente importante porque não só os meios de comunicação internacionais se interessaram pela visita do Papa, como também o serviço foi transmitido ao vivo pela televisão cubana. Pela primeira vez desde que Fidel Castro assumiu o controle total da mídia do país logo após a revolução, os cubanos viram um cubano criticar o presidente na frente de toda a nação pela primeira vez em todo o país. O sucessor de Meurice, García Ibáñez, teve a mesma oportunidade em março de 2012, quando também deu as boas-vindas ao Papa Bento XVI. no início de seu serviço em Santiago de Cuba: Quando García Ibáñez recordou as palavras históricas de Meurice durante seu discurso, os aplausos irromperam espontaneamente entre os mais de 200.000 participantes.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Pedro Claro Meurice Estiu

Referências

  1. Castro-Kritiker Meurice gestorben
  2. a b Wilfredo Cancio Isla: Fallece en Miami Monseñor Pedro Meurice, pilar de la Iglesia Católica cubana. Cafe Fuerte, 21. Juli 2011
  3. Kubanischer Erzbischof und Castro-Kritiker Meurice gestorben. Adveniat/kna, 22. Juli 2011
  4. Katholische Bischofskonferenz Kubas: Saludo de Mons. Dionisio García Ibáñez al Santo Padre en la Santa Misa. Grußansprache des Erzbischofs vom 26. März 2012, abgerufen am 1. April 2012 (spanisch)
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.