Peixe Babel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Peixe Babel, em inglês Babel Fish, é uma espécie fictícia da série O Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams.

Aparece no primeiro livro da série, como uma espécie de peixe que pode traduzir instantaneamente qualquer linguagem para qualquer linguagem.

O Peixe Babel é um útil Plot Device para Adams, ele é utilizado por variadas raças para comunicação enquanto falam diferentes idiomas. Adams escreveu que a ideia de que todos os alienígenas falassem inglês era, para ele, muito estranha. Na história, Ford Prefect dá para Arthur Dent um Peixe Babel após se teletransportarem para uma espaçonave Vogon que participou da demolição da Terra.

O nome do peixe é uma referência a Torre de Babel, uma História Bíblica do Velho Testamento. De acordo com esta história, as pessoas daquela época falavam a mesma língua e decidiram que construiriam uma torre que alcançasse os céus. Em desaprovação, Deus confundiu todas as pessoas que participavam da construção. E a partir deste momento surgiram todos os diferentes idiomas falados na Terra. De modo que a construção foi abandonada devido a falta de união entre os construtores.

Existência de Deus[editar | editar código-fonte]

A descrição de Douglas Adams do Peixe Babel também sugere uma discussão sobre a existência de Deus, com o próprio Peixe Babel como um exemplo fideístico para a não-existência de uma deidade.

Na versão cinematográfica da série esta cena é omitida e é usada como um bônus na versão em DVD.