Península de Dingle

A Peninsula de Dingle (irlandês: Corca Dhuibhne) localiza-se no Condado de Kerry e nela se situa o ponto mais ocidental de todo o território da Irlanda.
Morfologia e geologia[editar | editar código-fonte]
A península penetra cerca de 48 km no Oceano Atlântico e apresenta uma morfologia bastante irregular com um litoral escarpado, formado por falésias entrecortadas por pequenas baías e enseadas onde existem praias arenosas. O seu interior é dominado pela cordilheira de montanhas que constituem a sua espinha dorsal, onde se inclui o Monte Brandon, o segundo maior pico da Irlanda, com 952 metros de altitude.
Junto à extremidade sudoeste da península situam-se as ilhas Blasket, que se encontram desabitadas desde meados do século XX.
Cultura e língua[editar | editar código-fonte]
A zona mais ocidental da península é uma área Gaeltacht, onde se preserva a língua e a cultura tradicionais da Irlanda. Na região de Slea Head decorreram as filmagens da famosa película Ryan's Daughter, de David Lean.
Turismo[editar | editar código-fonte]
A península oferece aos turistas um vasto leque de atractivos. Entre estes, destacam-se: praias arenosas para tomar banho, percursos pedestres de todos os níveis de dificuldade, uma rica tradição musical, festivais de arte, artesanato, excelentes restaurantes, locais para pescar e alguns dos melhores sítios para para praticar surfe na Irlanda.[1]
Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]
-
An Triúr Deirféar, "As Três Irmãs" (ao fundo)
-
A praia de Com Dhíneol na Península de Dingle
-
As ilhas Blasket
-
Pastagens na Slea Head
-
Falésias e spray no Slea Head
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ «The Dingle Peninsula - Corca Dhuibhne». Consultado em 26 de julho de 2022
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- «Península de Dingle» (em inglês)