Penitenciária Federal de Catanduvas
Penitenciária Federal de Catanduvas | |
---|---|
Localização | Catanduvas![]() |

A Penitenciária Federal de Catanduvas, popularmente designada em Catanduvas por "Cadeião", localizada a 476 quilômetros de Curitiba, na região oeste do Paraná, foi a primeira prisão federal de segurança máxima inaugurada pela União. Como as demais penitenciárias de segurança máxima, tem 208 celas individuais e 12 de isolamento, sendo de 12.700 metros quadrados sua área construída. Este estabelecimento prisional destina-se exclusivamente a presos de alta periculosidade.
Topônimo[editar | editar código-fonte]
"Catanduvas" é palavra de origem tupi que significa "ajuntamento de mata dura", através da junção dos termos ka'a (mata), atã (duro) e tyba (ajuntamento).[1] É uma referência à vegetação com árvores de troncos e galhos retorcidos recobertos por casca grossa e resistente ao fogo. Este nome designava a fisionomia mais característica do cerrado brasileiro.
História[editar | editar código-fonte]
A penitenciária foi inaugurada em maio de 2006,[2] e logo em julho do mesmo ano recebeu o criminoso Fernandinho Beira-Mar[3]
No fim do ano, diversos líderes do tráfico carioca foram transferidos para lá, após violentos ataques terroristas promovidos por bandidos de diversas facções contra a população, em represália ao crescimento das milícias, que deixaram dezoito mortos[4]
Entre os presos transferidos para Catanduvas na ocasião, estavam: Marcinho VP, Isaías do Borel, Elias Maluco, Porca Russa, Robinho Pinga, Lambari, My Tor, Tchaca, Sapinho e Claudinho da Mineira.
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Penitenciária Federal de Campo Grande
- Departamento Penitenciário Nacional
- Sistema Penitenciário Federal
- Regime Disciplinar Diferenciado