Penny Marshall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Penny Marshall
Nome completo Carole Penny Marshall
Nascimento 15 de outubro de 1943
Bronx, NI
Estados Unidos
Nacionalidade norte-americana
Morte 17 de dezembro de 2018 (75 anos)
Los Angeles, CA
Estados Unidos
Ocupação atriz e diretora
Atividade 1968-2018
Cônjuge Michael Henry (1961-1963)
Rob Reiner (1971-1981)
IMDb: (inglês)

Penny Marshall (Bronx, 15 de outubro de 1943Los Angeles, 17 de dezembro de 2018) foi uma atriz vencedora do Globo de Ouro, além de ser produtora e diretora. Ela foi a primeira mulher a dirigir dois filmes ganhando acima de 100 milhões de dólares cada. (Quero Ser Grande e Uma Equipe Muito Especial).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância[editar | editar código-fonte]

Penny Marshall nasceu no Bronx, em Nova Iorque filha de Anthony Wallace Marshall, um Italiano Americano, e Marjorie Irene Ward, que tem ancestrais Ingleses e Escoceses. Ela é a irmã do escritor, produtor e diretor Garry Marshall e do produtor de televisão Ronny Hallin. Ela se graduou em Walton High School na cidade de Nova Iorque esteva na Universidade do Novo México.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Marshall foi casada com o ator e diretor Rob Reiner (1971 - 1981). É uma ávida colecionadora de "lembretes" de esportes e proprietária de bilhetes de uma temporada dos Los Angeles Clippers e Los Angeles Lakers. Ela também é uma grande fã dos New York Yankees.

Morte[editar | editar código-fonte]

Marshall morreu em sua residência em Hollywood Hills, um bairro de Los Angeles no estado da Califórnia nos Estados Unidos, em 18 de dezembro de 2018 em decorrência de problemas relacionados à diabetes.[1]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Como atriz[editar | editar código-fonte]

Como diretora[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Portilho, Osmar (18 de dezembro de 2018). «Penny Marshall, diretora de "Quero Ser Grande", morre aos 75 anos». UOL. Consultado em 18 de dezembro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]