Perttu Kivilaakso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Perttu Kivilaakso

O músico e compositor Perttu Kivilaakso em 2005.
Informação geral
Nome completo Perttu Paivo Kullervo Kivilaakso
Nascimento 11 de maio de 1978 (45 anos)
Local de nascimento Helsínquia
Finlândia
Gênero(s) Cello metal, Symphonic metal
Ocupação(ões) Músico, compositor
Instrumento(s) Violoncelo

Perttu Paivo Kullervo Kivilaakso (Helsínquia, 11 de maio de 1978) é um violoncelista finlandês, membro da banda de symphonic metal Apocalyptica.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de um também violoncelista, Juhani, Perttu Kivilaakso começou o estudo do violoncelo quando tinha 5 anos. Recebeu muitos prêmios durante a carreira como violoncelista clássico — entre eles o terceiro lugar numa competição internacional em 1996 quando tinha 18 anos. Kivilaakso toca um violoncelo alemão do século XIX.

Apocalyptica[editar | editar código-fonte]

Kivilaakso entrou na banda finlandesa Apocalyptica para o terceiro álbum, Cult, em 1999. Kivilaakso exagerou na linha de Apocalyptica, mas estava concentrando em seus estudos quando a banda começou a carreira profissional. Voltou no fim de 1999, trocando de lugar com Antero Manninen, que deixou a banda para tocar em uma orquestra clássica da Finlândia.

Kivilaakso é o autor de muitas composições originais para o Apocalyptica, entre elas "Conclusion", "Betrayal/Forgiveness" e "Farewell", e inclusive criou músicas para o videogame "Max Payne 2: A Queda de Max Payne", e até mesmo alguns filmes documentários.

Referências

  1. «Biography: Apocalyptica». Allmusic. Consultado em 12 de junho de 2010 (em inglês)
Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.