Petwo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Petwo (também Pethro, loa Petro) são uma família de loa (espíritos) na religião Vodou haitiano. A história é que eles se originaram no Haiti, sob as duras condições da escravidão. O termo petwo também pode se referir a um tambor usado na música do Haiti. Um fato surpreendente é que muitas vezes esta visivelmente [[Taino

Um fato surpreendente é que muitas vezes notavelmente este ramo de ameríndios Taino-poder de influência do vodou haitiano aparentemente não tem contrapartida equivalente no continente africano, ao contrário do ramo Rada.

História[editar | editar código-fonte]

Seus ritos exibem whip cracking, assobios e ignited gunpowder. Além disso, as batidas de tambor Petro são mais velozes e mais do que os sincopados ritmos Rada. Danto é considerada a "mãe" da nação Petwo e é um dos mais importantes loa Petwo. Onde sua irmã Freda (a loa Rada) é conhecida pela sua suavidade e brandura, Danto é conhecida pela sua força. Quando confrontados com a dura realidade Freda cai em prantos;

Hierarquia[editar | editar código-fonte]

Espíritos haitianos, ou loa, estão divididas em várias "nações." Duas das nações mais importantes são Rada e Petwo. Os espíritos loa Rada como Danbala, Ezili Freda e Papa Legba -- diz-se que vêm da África, do antigo império Dahomeano. Muitos estudiosos acreditam que o nome de "Rada" é uma corruptela de "Arara", um porto africano, de onde muitos navios negreiros foram lançados. Os espíritos de Rada são geralmente pensado ser pacíficos ou benignos.

Alguns referem-se erroneamente ao loa Rada como "bom" e o Petro como "mal." Isso é enganoso, o loa Rada pode ser usado para fazer magia maléfica, enquanto o Petro pode curar e fazer trabalhos benéficos. Elas são mais precisamente denominados "frio" e "quente", respectivamente.

Ritos[editar | editar código-fonte]

Os ritos de Petro são parte integrante da cerimônia de iniciação (Kanzo), o rito pelo qual servidores são iniciados como sacerdotes e sacerdotisas (houngans e mambos) do Vodou haitiano. O Bat Ge, a cerimônia que precede o Kanzo, é dedicada ao loa Petro, e paket kongo criado por e para iniciados novos são feitos sob a vigilância dos espíritos Petro.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]