Pikaia gracilens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pikaia)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPikaia
Pikaia BW.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Cephalochordata
Género: Pikaia
Espécie: P. gracilens
Pikaia gracilens

Pikaia (Pikaia gracilens) é um animal extinto, do período Cambriano, considerado pela imensa maioria dos biólogos como o ancestral comum de todos os vertebrados.

Os primeiros cordados do regist(r)o fóssil são habitualmente representados pela Pikaia. Este animal é tido como um cefalocordado, apesar da dificuldade que existe em distinguir um cefalocordado de representantes primitivos da Craniata. A única diferença entre eles é a cefalização.

Um fóssil da Pikaia foi encontrado no Folhelho Burgess, na Colúmbia Britânica (Canadá). Tem uma musculatura longitudinal chamada miótomo. Teria cerca de 5 cm e aquilo que se assemelha a duas pequenas antenas, o que não se vê noutros fósseis com a mesma classificação entretanto descobertos. É um animal que deverá ser estudado mais atentamente dada a importância que tem na evolução dos cordados. Sendo um céfalocordado (Cephalochordata, animal que possui cabeça e um "cordão" nervoso ao longo do resto do corpo), tem afinidades com os anfioxos e outros animais similares.

A recente descoberta do fóssil de um verme marinho de 2 cm de comprimento em Peniche abre pistas que indicam tratar-se do antepassado não só da Pikaia mas de vários invertebrados. [1]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.