Saltar para o conteúdo

Pistoleiro sem nome: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m A migrar 11 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q596978
Linha 1: Linha 1:
O '''Pistoleiro sem Nome''', também chamado de '''Estranho''' ou '''Homem sem Nome''', é uma personagem de filmes [[Western]] (''bangue-bangue''), mais comumente associado ao papel ou papéis de ''[[cowboy]]'' do ator [[Clint Eastwood]] em filmes clássicos e de grande popularidade do gênero, principalmente a chamada "[[Trilogia dos Dólares]]", de [[Sergio Leone]].
O '''Pistoleiro sem Nome''', também chamado de '''Estranho''' ou '''Homem sem Nome''', é uma personagem de filmes [[Western]] (''bangue-bmente a chamada "[[Trilogia dos Dólares]]", de [[Sergio Leone]].


O "Pistoleiro sem Nome" de Eastwood pode ser definido como o [[arquétipo]] do cowboy dos filmes estadunidenses: bom de briga, independente e rápido no gatilho — mas com uma diferença em relação aos tradicionais "mocinhos" vividos por [[John Wayne]], [[Alan Ladd]] e [[Randolph Scott]], por exemplo. O personagem de Eastwood é cínico, luta "sujo" e possui uma moral ambígua, quase um anti-herói. Não se importa de sacar primeiro e atirar, buscando sempre vantagens (financeiras) para si próprio. Algumas vezes demonstra se importar com outras pessoas.
O "Pistoleiro sem Nome" de Eastwood pode ser definido como o [[arquétipo]] do cowboy dos filmes estadunidenses: bom de briga, independente e rápido no gatilho — mas com uma diferença em relação aos tradicionais "mocinhos" vividos por [[John Wayne]], [[Alan Ladd]] e [[Randolph Scott]], por exemplo. O personagem de Eastwood é cínico, luta "sujo" e possui uma moral ambígua, quase um anti-herói. Não se importa de sacar primeiro e atirar, buscando sempre vantagens (financeiras) para si próprio. Algumas vezes demonstra se importar com outras


Na trilogia citada, Eastwood aparece à margem da lei, mercenário, caçador de recompensas e até mesmo fora-da-lei. Ele fala manso e de forma lacônica, dizendo apenas o necessário.
Na trilogia citada, Eastwood aparece à margem da lei, mercenário, caçador de recompensas e até mesmo fora-da-lei. Ele fala manso e de forma lacônica, dizendo apenas o necessário.

Revisão das 14h07min de 8 de maio de 2013

O Pistoleiro sem Nome, também chamado de Estranho ou Homem sem Nome, é uma personagem de filmes Western (bangue-bmente a chamada "Trilogia dos Dólares", de Sergio Leone.

O "Pistoleiro sem Nome" de Eastwood pode ser definido como o arquétipo do cowboy dos filmes estadunidenses: bom de briga, independente e rápido no gatilho — mas com uma diferença em relação aos tradicionais "mocinhos" vividos por John Wayne, Alan Ladd e Randolph Scott, por exemplo. O personagem de Eastwood é cínico, luta "sujo" e possui uma moral ambígua, quase um anti-herói. Não se importa de sacar primeiro e atirar, buscando sempre vantagens (financeiras) para si próprio. Algumas vezes demonstra se importar com outras

Na trilogia citada, Eastwood aparece à margem da lei, mercenário, caçador de recompensas e até mesmo fora-da-lei. Ele fala manso e de forma lacônica, dizendo apenas o necessário.

Quanto ao desconhecido nome do personagem, há controvérsias pois nos filmes da trilogia o pistoleiro aparece nos créditos como Joe, Monco e Blondie ('loirinho", em português). Também há dúvidas de se tratar do mesmo personagem. Muitos fãs defendem tratar-se do mesmo nos três filmes da trilogia de Leone e que o terceiro, The Good, the Bad and the Ugly (br.: Três homens em conflito) é, em ordem cronológica, o primeiro do personagem, pois na cena final o pistoleiro veste pela primeira vez seu "poncho" mexicano característico. No segundo filme, Eastwood finge ter dificuldades com uma das mãos, escondendo-a sobre o poncho, dai o apelido de "Monco". Na verdade, ele apenas reserva sua mão direita para o uso da arma, estando sempre pronto para atirar em caso de necessidade.

Os filmes da trilogia dos dólares são os seguintes:

Curiosidades

  • O primeiro filme da Trilogia dos Dólares se baseou no filme japonês Yojimbo, que era sobre um ronin sem nome caladão, que usa o pseudônimo de Sanjuro Kuwabatake. Conta-se que Eastwood se inspirou no jeito de interpretar do ator Toshiro Mifune, inclusive buscando retirar alguns diálogos no filme de Leone, para tornar seu personagem mais lacônico.
  • Filmes western posteriores de Leone também traziam pistoleiros sem nome como o "Harmônica" de Once Upon a Time in the West (br.: Era uma vez no Oeste, pt: Aconteceu no Oeste); e o Nobody/Nessuno (Ninguém), do filme (Il mio nome è Nessuno, Br.: Meu nome é Ninguém, pt: O Meu Nome é Ninguém), com Terence Hill (Leone produziu e dirigiu algumas cenas, sem ser creditado). Já Eastwood também continuou com o personagem em seus próprios filmes, com algumas variações: o Estranho se tornou sobrenatural em High Plains Drifter (br.: O Estranho sem Nome, pt: O Pistoleiro do Diabo) e Pale Rider (br.: O Cavaleiro Solitário, pt.:Justiceiro Solitário). Ele faz algumas referências ao personagem em Unforgiven (br.: Os Imperdoáveis, pt: Imperdoável).
  • "El Mariachi" e Desperado, traz um violeiro sem nome, bom de tiro e de briga, interpretado por Antonio Bandeiras, que atende por apelidos como "El" ou "Manito".
  • Na trilogia Mad Max, no terceiro filme Mad Max Beyond Thunderdome (Br.: Mad Max, Além da Cúpula do Trovão) quando da cena da luta, o locutor apresenta Max à platéia dizendo: "He's bad, he's beautiful, he's crazy, he's...he's the man with no name!" ("-Ele é mau, ele é lindo, ele é louco, ele é...ele é o homem sem nome!").
  • Em "Back to the Future III" (br: De Volta para o Futuro 3, pt: Regresso ao Futuro 3), o personagem de Michael J. Fox, Marty McFly, esconde seu verdadeiro nome quando se transfere para o ano de 1885. Ele passa a ser conhecido pelos habitantes de Hill Valley daquela época como Clint Eastwood e anda vestido à maneira do pistoleiro sem nome, incluindo o habitual "poncho". Na cena do duelo com o bandido Bufford "Cachorro Louco" Tannen, McFly usa por baixo do "poncho" uma peça de metal como escudo contra balas, exatamente como o pistoleiro sem nome havia feito em "Por Um Punhado de Dólares". A cena original é mostrada em De Volta para o Futuro 2, quando Beef está assistindo o filme.