Back to the Future Part III

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Back to the Future III)
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Back to the Future Part III
Regresso ao Futuro Parte III (PT)
De Volta Para o Futuro 3 (BR)
Pôster de divulgação
 Estados Unidos DJCTQ - L.svg
1990 •  cor •  118 min 
Direção Robert Zemeckis
Produção Neil Canton
Bob Gale
Roteiro Bob Gale
Elenco Michael J. Fox
Christopher Lloyd
Mary Steenburgen
Thomas F. Wilson
Lea Thompson
Género ficção científica
aventura, comédia, faroeste
Música Alan Silvestri
Cinematografia Dean Cundey
Edição Harry Keramidas
Arthur Schmidt
Companhia(s) produtora(s) Amblin Entertainment
Distribuição Universal Pictures
Lançamento Estados Unidos 25 de maio de 1990
Brasil 3 de agosto de 1990
Portugal 6 de agosto de 1990
Idioma inglês
Orçamento US$40 milhões
Receita US$244.527.583
Cronologia
Back to the Future Part II (1989)
Página no IMDb (em inglês)

Back to the Future Part III (no Brasil, De Volta Para o Futuro 3 e, em Portugal, Regresso ao Futuro Parte III) é um filme norte-americano de 1990, do gênero ficção científica, dirigido por Robert Zemeckis[1].

É a última parte da trilogia Back to the Future, lançada seis meses depois da segunda parte, Back to the Future II.

É uma homenagem aos westerns, inclusive o personagem Marty McFly aparece como Clint Eastwood no passado.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme começa onde acaba o anterior. Após o DeLorean ter sido atingido por um raio e assim ter sido mandado para 1885 com Emmett a bordo, Marty recebe uma carta deste a relatar o que se tinha passado. Na carta, Emmett dizia a Marty para contar com a ajuda do Emmett de 1955. Dirige-se a este quando estava a enviar o primeiro Marty para 1985 e então fica apavorado pois pensa estar a ter uma visão de Marty e desmaia. Marty leva-o ao colo para casa.

Na manhã seguinte, 13 de Novembro de 1955, Emmett acorda estranhado, pois pensa que teve amnésia após ter visto Marty. É nesta altura que Marty lhe fala e Emmett fica ainda mais apavorado. Este conta-lhe a história de Biff e do almanaque desportivo e, do raio que atingira o DeLorean e, Emmett de 1955 pensa que Marty está a gozar e dá-lhe desprezo. Para provar que está a dizer a verdade, Marty dá a Emmett a carta, que datava de 1 de Setembro de 1885, que a sua verdadeira pessoa escreveu. Este começa a lê-la mas mesmo assim não fica muito convencido.

Na carta, Emmett dizia que para passar despercebido em 1885, época do Velho Oeste, tornara-se ferreiro. Levara oito meses a tentar reparar o capacitor de fluxos, mas não conseguira pois em 1885 ainda não havia as peças necessárias para o capacitor. Além disso o raio destruira também o mecanismo de voo introduzido em 2015. Decidira então enterrar a máquina numa mina adjacente ao cemitério de Hill Valley e, pede à sua pessoa de 1955 que ajude Marty a reparar o DeLorean e assim este poder regressar de novo a 1985. Mais, pede a Marty que não tente ir a 1885 buscá-lo, pois é demasiado arriscado.

Marty e Emmett de 1955 vão para a mina que estava num mapa anexo que o verdadeiro Emmett lhe enviara também e, conseguem desenterrar o DeLorean e, segundo as instruções deixadas no seu interior escritas por Emmett, conseguem reparar os capacitores e assim pô-lo a funcionar.

Nessa noite, ainda a trabalhar, Emmett dá pela falta do seu cão de 1955, Copérnico e, pede a Marty que o vá procurar. Este encontra o cão a ganir ao pé duma das tumbas do cemitério. Não dando importância, Marty pega no cão mas repara que não se tratava duma tumba qualquer. Era a tumba do Dr. Emmett L. Brown que falecera a 7 de Setembro de 1885 e, estava escrito no epitáfio que tinha sido morto num duelo devido a um ajuste de contas com Bufford Tannen, um famoso salteador e atirador do Velho Oeste conhecido como "Cão Raivoso", devido ao seu mau feitio. Bufford era também bisavô de Biff. A tumba de Emmett tinha igualmente escrita uma dedicatória de uma mulher, Clara que se dizia sua paixão.

Ao deparar-se com tal cenário, apavorado, Marty grita por Emmett que corre logo para ver o que se passava. Este fica igualmente apavorado e decide investigar na biblioteca local. Descobre que Bufford matara 12 homens em duelos e também dezenas de índios e chineses, mas não constava na lista nenhum Emmett L. Brown pois não havia registros precisos das mortes atribuídas a Tannen já que esse matou um jornalista que publicou matéria desfavorável a Tannen.

Logo após repararem o DeLorean, Emmett de 1955, pede a Marty que fosse a 1885 buscar a sua verdadeira pessoa antes que fosse morto, para que não se apagasse da existência. Dá a Marty umas roupas de cowboy para passar mais despercebido. Este aceita e, na manhã de 16 de Novembro de 1955, parte para 2 de Setembro de 1885, data escolhida por Emmett de 1955 por ser o dia a seguir ao verdadeiro Emmett ter escrito a carta e ainda ter algum tempo para salvar o verdadeiro Emmett de ser morto.

Chegado a 1885, Marty depara-se com uma parada de índios, que se tentam aproximar do carro e, ainda atingem o depósito de gasolina com uma flecha, danificando-o gravemente. Mais ainda, é persseguido por um enorme urso preto. Mesmo assim, ainda consegue esconder o DeLorean numa gruta para que fosse visto mais tarde pelo verdadeiro Emmett. Ao fugir do urso, vai contra as vedações da propriedade dos seus trisavós Seamus e Maggie McFly e, ao bater com a cabeça nas mesmas, cai inanimado.

Seamus recolhe Marty e trata-lhe do ferimento. Este dorme e quando acorda pensa tratar-se dum sonho. Quando percebe mesmo que estava na casa dos trisavós em 1885, adopta o nome de Clint Eastwood, o célebre actor/realizador do seu tempo conhecido pelos seus Westerns. Seamus e Maggie tinham acabado de ter um filho, William McFly, bisavô de Marty. Seamus e Maggie estranham o facto de William se adaptar à presença de Marty, pois uma característica do bebê era, chorar e berrar quando ia alguém desconhecido a casa. Por isso, Seamus e Maggie recolhem Marty por mais um dia e, Seamus leva Marty às linhas do comboio para este as seguir até ao centro de Hill Valley.

Chegando ao centro de Hill Valley, Marty encontra apenas alguns mercados de rua, um bar central, e um tribunal de rua para executar os condenados. Encontra também um peditório e o anúncio dum festival, ambos para angariação de fundos para a construção da torre do relógio.

Marty dirige-se ao bar e toda a gente estranha a forma de vestir, de calçar, de andar e de ser de Marty. Pede água mas no bar só serviam whiskie.

Logo a seguir entra Bufford e a sua quadrilha no bar que, confundem Marty com Seamus. Seamus e Bufford eram grandes inimgos e, Bufford quase que expulsa Marty do bar. Ao ver que não se tratava de Seamus mas, que a sua forma de vestir e calçar eram muito estranhas para a época, Bufford começa a gozar com Marty e, disputam uma espécie de duelo dentro do bar.

Marty foge mas Bufford e a sua quadrilha presseguem-no a cavalo e conseguem-no apanhar, atirando-lhe uma corda para o pescoço e assim o arrastar até ao centro da cidade, às obras da torre do relógio. Quando Marty estava a ser puxado para depois ser morto, aparece o verdadeiro Emmett que dispara com uma enorme arma contra a corda para libertar Marty.

Emmett, sendo ferreiro, estava responsável por cuidar das esporas dos cavalos de Bufford e, por estas ficarem com alguns defeitos, Bufford exige-lhe dinheiro. Emmett diz-lhe que quem trabalha é que recebe mas Bufford não se convence e jura ainda vingar-se de Emmett.

Emmett repreende Marty por não ter seguido as suas instruções de regressar directamente a 1985 mas, fica também contente por o ver. Marty mostra a Emmett a foto da sua "tumba" de 1955 e este fica apavorado e acha que devia ter pago a Bufford. Mais estranha ver a dedicatória de uma mulher apaixonada, pois diz que nunca se envolveria numa relação amorosa em 1885 para não perturbar mais a continuidade espaço-tempo.

Os dois vão imediatamente ver o DeLorean que, com o furo no depósito de combustível não podia andar. Por isso, Emmett junta todos os seus cavalos e coloca-os a rebocar o carro, mas estes só conseguem atingir cerca de 24 mph (43 km/h) enquanto são precisas 88 mph (144 km/h).

Tenta novamente colocar gim tónico no depósito de combustível, por este conter muito teor alcoólico e daí poder gerar força para alimentar o motor, mas em vez disso, danifica mais ainda. Emmett pensa então que está mais uma vez preso no tempo com Marty.

Hill Valley situava-se após o Precipício de Clayton, em homenágem a uma mulher chamada Clara Clayton que ali perdera a vida quando se dirigia para a cidade em missão de professora. A carruagem onde seguia era puxada por dois cavalos que, acidentalmente pisam uma cobra. Com os movimentos da cobra, estes assustam-se e começam a correr descontroladamente, caindo no precipício. O incidente dera-se precisamente a 4 de Setembro de 1885.

Ao estarem ali por perto, Marty e Emmett assistem à fuga descontrolada da carruagem. Quase sem pensar, Emmett vai logo em socorro da sua ocupante, Clara, e salva-a, caindo apenas a carruagem e a bagagem de Clara. Só mais tarde é que Marty associa o nome do precipício ao apelido de Clara e percebe que gerou uma nova realidade, facto que o deixa bastante preocupado.

Mais do que nunca, é essencial que Marty e Emmett saiam de 1885. Então o único plano possível era: adaptar as rodas do DeLorean para rodas de ferro e colocá-lo nas linhas do comboio e roubar uma locomotiva de forma a que esta pudesse empurrar o DeLorean até este atingir as 88 mph e assim poder regressar a 1985. Apenas o comboio seguinte passava as 8 horas da manhã de 7 de Setembro de 1885.

É escolhido como percurso a saída de Hill Valley pelo Precipício de Clayton, ainda inexistente em 1885, mas em 1985 já contava com uma ponte que atravessava o dito precipício. É feito o primeiro ensaio e tudo corre bem.

Na noite de 5 de Setembro ocorre o Festival de Hill Valley, para apresentar à população o projeto da Torre do Relógio. É nessa noite também que o relógio é apresentado e posto a funcionar. É aí que Bufford e a sua quadrilha tentam procurar e matar Emmett ainda por causa dos cavalos. São impedidos de entrar pelo prefeito de Hill Valley, daí o encontro ocorrer ainda fora do festival.

Aí, Marty tenta defender o amigo e tal cria uma nova alteração à continuidade temporal que faz com que seja Marty o alvo do duelo que era para ser com Emmett. Entretanto a foto da campa começara-se a alterar. Desta vez aparecia uma campa vazia sem nada escrito.

Foi nesse festival que Emmett e Clara se começaram a conhecer melhor. Tal como Emmett, Clara era também uma apaixonada pela literatura de Júlio Verne, cujo tema central eram as viagens no tempo e, eram os dois também apaixonados pela ciência e novas descobertas.

A relação entre Emmett e Clara vai-se intensificando mais, mas Emmett terá que regressar a 1985 com Marty antes que aconteçam mais desgraças no passado que venham a prejudicar o futuro. Decide então ir se despedir de Clara mas esta parece não o deixar ir embora. Então, Emmett conta toda a verdade acerca da máquina do tempo mas Clara pensa que Emmett está a gozar com a literatura de Júlio Verne e, dá-lhe uma bofatada e, decide partir.

Emmett, destroçado vai para o bar central e embebeda-se. Bufford e a sua quadrilha aparecem para o dito duelo.

Clara embarca num comboio, que será o comboio que Marty e Emmett irão roubar a locomotiva para empurrar o DeLorean, para São Francisco. A meio da viagem sente-se arrependida por ter deixado assim Emmett e começa a pensar que Emmett poderia estar a dizer a verdade. Clara sai do comboio e volta a pé para Hill Valley.

Emmett, já no auge da bebedeira cai inanimado no chão. Passado algum tempo se recupera. Quando se recupera sai do bar com Marty para se dirigirem para o comboio. É nessa altura que aparece Bufford e a sua quadrilha para o duelo. Graças às técnicas de defesa de Marty, por este ser do futuro e, ainda não exploradas em 1885, Marty (durante toda a sua estadia em 1885 é conhecido, excepto para o Emmett e Clara, como Clint Eastwood) consegue derrotar Bufford e, este e os seus homens são presos pelos muitos assaltos e assassinatos que causaram.

Emmett e Marty correm a cavalo para as linhas do comboio. Conseguem apanhar o comboio ainda antes do ramal que dava para o precipício. Emmett imobiliza os maquinistas do comboio para que este possa tomar conta da locomotiva.

Após desagregarem a locomotiva do resto do comboio, Emmett leva a locomotiva pelo tal ramal, onde se encontrava o DeLorean pronto para poder ser empurrado pela mesma. Marty programa os circuitos temporais do DeLorean para 27 de Outubro de 1985 e, a operação começa.

Emmett tinha consigo explosivos para acelerarem a velocidade da locomotiva. À medida que as explosões ocorriam a velocidade aumentava e o DeLorean aproximava-se do nível necessário para regressar a 1985.

Quando tudo parecia estar a correr normalmente, aparece Clara, após um grande esforço para não levar com as explosões que, pede desculpa a Emmett e diz-lhe que quer ficar com ele. Como já estão muito próximos do precipício, não é possível pararem e muito menos voltarem para trás. Marty ainda tinha no DeLorean o hoverboard de 2015 e, atira-o a Emmett e este consegue salvar Clara.

A nova "máquina do tempo", em forma de locomotiva, construída pelo Dr. Brown, utilizada para fazer uma visita rápida ao ano de 1985 (no final do filme).

O resto da viagem ocorre sem incidentes e Marty regressa sozinho a 1985. O precipício chama-se agora Precipício de Eastwood, pois Marty (Clint Eastwood) tinha sido visto a roubar a locomotiva e esta tinho sido vista a cair no precipício. Todos tinham pensado que se trataria do suicídio de Marty e então decidiram baptizar o precipício com o nome de Marty em 1885. Mais, havia muitas mais coisas em Hill Valley com o nome de Clint Eastwood, pois nesta realidade era visto como o homem que derrotou Bufford Tannen. Até a própria família McFly reconhecia "Clint Eastwood".

O DeLorean atravessa a ponte em segurança e vai perdendo velocidade até chegar perto da casa de Marty. No momento em que pára por completo, vem um comboio em sentido contrário que colhe o DeLorean e desfá-lo por completo. Marty escapa por muito pouco e fica com pena de Emmett não estar ali, pois tinha-se realizado o seu desejo, a destruição da máquina do tempo.

Marty vai para casa e vê a sua família tal e qual como era antes, com Biff a ser mecânico e lavador dos automóveis da família. É aí que Marty vai finalmente reencontrar-se com Jennifer e, exprimentar o seu carro novo. Marty e Jennifer vão dar um passeio e Jennifer conta-lhe do "sonho" que teve, aquando da sua estadia em 2015. Marty decide contar que não se tratara dum sonho, até que Marty ainda tinha consigo uma mensagem que recebera em 2015 e que se apagara da existência.

Marty e Jennifer vão ao pé dos destroços do DeLorean e este desabafa que irá ter muitas saudades de Emmett que, sempre fora o seu melhor amigo.

Entretanto Emmett, nos 10 anos seguintes a 1885, constituira a sua família com Clara, tendo dois filhos, Jules Brown e Verne Brown. Trabalha também na construção duma nova máquina do tempo, em forma de locomotiva. Após a sua conclusão, Emmett e a família vão a 2015, para inserir um mecanismo de voo e, logo a seguir regressam a 1985, para visitar Marty e Jennifer.

Marty e Jennifer notam uma estranha energia no ar. É aí que aparece Emmett e a sua família na nova máquina do tempo. Emmett apresenta a sua família a Marty e Jennifer, vivendo todos muito felizes. É aí que Emmett se despede pela última vez de Marty.

Na despedida, Emmett oferece a Marty a fotografia do relógio da torre acabado de chegar, no festival de Hill Valley, a 5 de Setembro de 1885, onde os dois tinham sido fotografados também e, Jennifer pergunta-lhe por que razão as mensagens trazidas do futuro se apagaram da existência. Emmett explica que o futuro ainda não está definido e cada um será o seu construtor. Aconselha Marty e Jennifer que façam um bom futuro.

Logo a seguir, Emmett e sua família partem para uma época desconhecida (provavelmente, 1885).

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Dublagens[editar | editar código-fonte]

Atriz/Ator Personagem Dublagem Brasileira: BKS (lançamento original nos cinemas brasileiros) Dublagem Brasileira: Delart (Avião/TV Paga) Dublagem Brasileira: Double Sound (DVD/TV Paga)
Michael J. Fox Marty McFly
Seamus McFly
Orlando Viggiani Marcus Jardym Manolo Rey
Christopher Lloyd Dr. Emmet Brown Eleu Salvador Ionei Silva

Mauro Ramos

Mary Steenburgen Clara Clayton Rosa Maria Lina Rossana Mônica Rossi
Lea Thompson Lorraine Baines
Maggie McFly
Neuza Azevedo Maria da Penha Miriam Ficher
Thomas F. Wilson Biff Tannen
Bufford "Cachorro Louco" Tannen
Renato Márcio Carlos Seidl Hélio Ribeiro
James Tolkan Xerife Strickland Marcos Lander Miguel Rosenberg Luiz Carlos Persy
Elisabeth Shue Jennifer Parker Denise Simonetto Nair Amorim Flávia Saddy
Mark McClure Dave McFly Flavio Dias Renato Rosenberg Ettore Zuim
Wendie Jo Sperber Linda McFly Ivete Jayme Silvia Goiabeira Guilene Conte
Matt Clark Chester Carlos Campanile Paulo Pinheiro Júlio Chaves
Hugh Gillin Prefeito Hubert Jorge Pires Ednaldo Lucena José Santa Cruz
Burton Gilliam Vendedor de Armas Colt Antônio Moreno Hamilton Ricardo Carlos Seidl
Jeffrey Weissman George McFly Ézio Ramos Orlando Prado Alexandre Moreno
Flea Douglas Neaddles Mauro Eduardo Lima Manolo Rey Peterson Adriano
Christopher Wynne Membro da Gangue Carlos Silveira Ricardo Schnetzer Paulo Vignolo
Tim Konrad Vendedor de Arames Farpados Borges de Barros Orlando Drummond Jomeri Pozzoli
Dub Taylor Velho no Sallon 1 Mário Jorge Montini Pietro Mário Domício Costa
Harry Carey Jr. Velho no Sallon 2 José Soares Luiz Brandão Isaac Schneider
Put Buttram Velho no Sallon 3 Mário Vilela Jorgeh Ramos Miguel Rosemberg
Bill McKinney Maquinista Leonardo Camillo José Augusto Sendim Reinaldo Buzzoni
(Ator não Creditado) Funerario João Francisco Garcia Ricardo Marigo Mario Cardoso
Kaleb Henley Filho do Xerife Hermes Barolli Daniel Ávila João Capelli
Dean Cundey Fotógrafo Tatá Guarnieri Marcelo Meirelles Walmir Barbosa
Narração Ronaldo Artinic Pádua Moreira Leonardo José

Referências

  1. «Sinopse - Adoro Cinema». Adorocinema.com 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]