Planalto Putorana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Planalto Putorana *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Plato Putorana 01.jpg
Paisagem típica da região
País  Rússia
Tipo Natural
Critérios vii, ix
Referência 1234
Região** Europa e América do Norte
Coordenadas 69° 3' N 94° 9' E
Histórico de inscrição
Inscrição 2010  (34ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

O Planalto Putorana (em russo: плато Путорана) é um planalto basáltico, uma área montanhosa ao noroeste do Planalto Central Siberiano, e ao sul da península de Taimir, na Rússia. A montanha mais alta da região é o monte Kamen com 1 700 metros acima do nível do mar.

O planalto é composto por trapps siberianos. A cidade mais próxima é a cidade fechada de Norilsk. Nesta área há um dos maiores depósitos de níquel do mundo. O lago Vivi, centro geográfico da Rússia encontra-se no planalto.

UNESCO[editar | editar código-fonte]

O planalto Putorana foi inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO por "possuir um conjunto completo de ecossistemas ártico e subártico em uma cadeia montanhosa isolada, incluindo taiga, tundra florestal, tundra e sistemas desérticos árticos, bem como sistemas de lagos e rios de água fria intocados"[1]

Referências

  1. Putorana Plateau. UNESCO World Heritage Centre - World Heritage List (whc.unesco.org). Em inglês ; em francês. Páginas visitadas em 3/10/2013.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Planalto Putorana
Ícone de esboço Este artigo sobre a Rússia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.