Plessix-Balisson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Plessix-Balisson
  Comuna francesa França  
Símbolos
Brasão de armas de Plessix-Balisson
Brasão de armas
Localização
Plessix-Balisson está localizado em: França
Plessix-Balisson
Localização de Plessix-Balisson na França
Coordenadas 48° 32' N 2° 9' O
País  França
Região Bretanha
Departamento Côtes-d'Armor
Características geográficas
Área total 0,08 km²
População total (2010) [1] 92 hab.
Densidade 1 150 hab./km²
Código Postal 22650
Código INSEE 22192

Plessix-Balisson foi uma antiga comuna francesa na região administrativa da Bretanha, no departamento Côtes-d'Armor. Estendia-se por uma área de 0,08 km². Em 2010 a comuna tinha 92 habitantes (densidade: 1 150 hab./km²).[1]175 hab/km².

Em 1 de janeiro de 2017, passou a formar parte da nova comuna de Beaussais-sur-Mer.[2]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Com uma superfície de apenas 8 ha, Plessix-Balisson é a menor comuna no seu departamento e a segunda menor de toda a França, perdendo apenas para Castelmoron-d'Albret. Plessix-Balisson fica totalmente encerrada dentro da comuna de Ploubalay.

História[editar | editar código-fonte]

Foi do primeiro senhor feudal do local, Geoffroy Baluçon, que a região anteriormente conhecida só como Plessis ganhou seu nome de Plessis-Baluçon, provavelmente no século XI. Com o tempo o nome se modificou para o atual Plessix-Balisson.

Esse mesmo Geoffroy construiu noseu feudo do Plessis um castelo fortificado do qual só resta a demarcação da localização. Era em torno dessa fortaleza que se agruparam, na Idade Média, os elementos do poder senhorial, tais como um tribunal de justiça com juízes, oficiais de fisco e uma organização militar, nascendo assim o burgo de Plessis-Balisson

A fortaleza de Plessis era para os habitantes um depósito seguro para as colheitas e seus bens. Em caso de invasões e ataques, fornecia abrigo. Era a salvação da região. Por ser próximo a um açude, permitia aos defensores alagar a região para impedir o cerco da fortaleza.

O castelo era triangular. Fossos fundos que ainda são perceptíveis hoje em dia e estão cobertos de árvores, cercavam três quertos do castelo. O açude alimentava os fossos com água. Infelizmente a demolição foi tanta que não se consegue determinar o número ou localização das torres do castelo e um poço profundo cavado ao centro de uma delas é o último vestígio ainda existente.

Referências

  1. a b «Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013». www.insee.fr (em francês). INSEE. Dezembro de 2012. Consultado em 3 de abril de 2013 
  2. Arrêté préfectoral 30 de agosto de 2016