Portal:Angola/Biografia destaque/1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pepetela
Pepetela

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido pelo pseudónimo de Pepetela (Benguela, 29 de outubro de 1941), é um escritor angolano.

Sua obra reflete sobre a história contemporânea de Angola, e os problemas que a sociedade angolana enfrenta. Durante o período de guerra, Pepetela, angolano de ascendência portuguesa, lutou juntamente com o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) pela libertação da sua terra natal. Seu romance, Mayombe, retrata as vidas e os pensamentos de um grupo de guerrilheiros durante esse período.

A história angolana antes do colonialismo também faz parte das obras de Pepetela, e pode ser lida em A Gloriosa Família e Lueji. Seus textos, nos anos 2000, critica a situação angolana, contando com um estilo satírico, incluindo a série de romances policiais denominada Jaime Bunda.

As suas obras recentes também incluem Predadores, uma crítica áspera das classes dominantes de Angola, O Quase Fim do Mundo, uma alegoria pós-apocalíptica, e O Planalto e a Estepe, que examina as ligações entre Angola e outros países ex-comunistas. Licenciado em Sociologia, Pepetela é docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Agostinho Neto, em Luanda.